quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Haiti: Perito da ONU quer ver Jean-Claude Duvalier no banco dos réus



Lusa

Porto Príncipe, 01 fev (Lusa) -- O perito das Nações Unidas sobre a situação de Direitos Humanos no Haiti, Michel Forst, expressou a sua preocupação sobre informações que asseguram que o ex-ditador Jean-Claude Duvalier não será acusado de crimes cometidos pelo seu regime.

"Se a informação relativa a Jean-Claude Duvalier se confirmar, isso significa um golpe muito grande na credibilidade do processo de reforma do sistema judicial no Haiti", declarou Forst quando chegava hoje ao país para uma missão de avaliação da situação dos Direitos Humanos.

O mesmo perito considerou que a existência de crimes cometidos no regime de Duvalier "foi confirmada várias vezes", especialmente nos relatórios anuais da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos entre 1970 e 1986.

Michel Forst disse também que as famílias das vítimas apresentaram várias queixas desde que Jean-Claude Duvalier regressou ao país em janeiro de 2011 e forneceram às autoridades as informações necessárias para levar o ex-presidente à Justiça sob acusação de homicídios, sequestro, detenção ilegal e tortura.

Por outro lado, Michel Forst recordou ainda que o Direito Internacional proíbe a amnistia de pessoas acusadas de crimes contra a humanidade onde se incluem aqueles que foram cometidos pelo regime de Jean-Claude Duvalier.

Sem comentários:

Mais lidas da semana