quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Guiné-Bissau: Apresentado "Movimento Patriótico Cadogo Presidente"



MB - Lusa

Um grupo de guineenses, encabeçados pela cantora Dulce Neves, apresentou hoje oficialmente o chamado "Movimento Patriótico Cadogo Presidente" que pretende eleger o atual primeiro-ministro para chefe de Estado nas presidenciais de 18 de março.

A apresentação do Movimento, que acabou por ser um autêntico comício, ocorreu numa sala de um hotel em Bissau, juntando dirigentes do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, no poder), membros do executivo, deputados, simpatizantes do partido e "cidadãos anónimos", segundo a coordenadora do grupo.

Ao justificar a aposta "no Camarada Carlos Gomes Júnior" para Presidente da Guiné-Bissau, Dulce Neves defendeu que o atual primeiro-ministro "é o único" dirigente do país capaz de "dar a estabilidade e o desenvolvimento que os guineenses anseiam".

A líder do Movimento, que se diz aberto a todas as sensibilidades incluindo pessoas de outras formações políticas, referiu "os feitos notáveis" alcançados por Carlos Gomes Júnior em três anos de governação.

Também falando em nome do Movimento, Carlos Costa, porta-voz do grupo, enumerou os "sucessos alcançados" por Carlos Gomes Júnior, destacando a estabilidade governativa, "apesar de algumas perturbações", nomeadamente os levantamentos militares de 01 de abril de 2010 e de 26 de dezembro de 2011.

A presidente da Associação das Mulheres de Atividade Económica (AMAE), Fatima Carama de Barros, outra das integrantes do Movimento,mpediu às mulheres guineenses para se juntarem ao grupo na esperança de terem "mais realizações no país pelas mãos de Carlos Gomes Júnior".

"A partir de hoje batizamos o camarada Carlos Gomes Júnior com o título de Combatente pelo desenvolvimento e pela erradicação da pobreza na Guiné-Bissau", defendeu Fátima Camara de Barros.

Seco Coté, da Juventude do PAIGC, instou os membros da direção superior do partido e do Comité Central a "escutarem as vozes das bases", que segundo disse, querem que Carlos Gomes Júnior seja o candidato do partido às presidenciais de 18 de março.

Fonte da direção do PAIGC disse à Agência Lusa que a reunião do Comité Central vai ter lugar no sábado para a escolha do candidato do partido às presidenciais.

A morte de Malam Bacai Sanhá no dia 09 de janeiro em Paris levou a eleições presidenciais antecipadas, marcadas para 18 de março. Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro e presidente do PAIGC, afirmou-se como "candidato natural" do partido e no passado sábado também Serifo Nhamadjo, presidente interino do Parlamento, disse que também vai concorrer.

Além de Carlos Gomes Júnior, de Serifo Nhamadjo há mais dois nomes que vão disputar o apoio do partido, Baciro Djá e Soares Sambu, disseram à Lusa fontes partidárias.

Baciro Djá é o atual ministro da Defesa e Soares Sambú, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, era até este mês conselheiro político e diplomático do falecido Presidente guineense Malam Bacai Sanhá.

Tanto Baciro Djá como Soares Sambú são membros do 'bureau' político do PAIGC. Os dois não fizeram ainda qualquer declaração pública sobre o assunto.

O empresário Henrique Rosa já disse por seu lado que é um dos candidatos às eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau, marcadas para 18 de março, devendo anunciar formalmente a candidatura nos próximos dias.

Henrique Rosa foi Presidente interino da Guiné-Bissau e concorreu nas eleições presidenciais de 2009, perdendo para Malam Bacai Sanhá. Na terça-feira confirmou à Agência Lusa que será candidato independente no escrutínio de 18 de março, e que o anúncio formal da candidatura será feito em breve.

Também esta semana deverá chegar a Bissau o presidente do PRS (maior partido da oposição), Kumba Ialá, para se candidatar à Presidência da República, disse também à Lusa fonte partidária.

Sem comentários:

Mais lidas da semana