domingo, 12 de fevereiro de 2012

Liga Árabe e Conselho de Cooperação do Golfo debatem situação na Síria



NV – Lusa, com foto

Lisboa, 12 fev (Lusa) - A situação de violência na Síria é hoje tema de debate em dois encontros autónomos, um da Liga Árabe, no Cairo (Egito), e o segundo do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), em Riade (Arábia Saudita).

A realização das duas reuniões prende-se com o fracasso do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas quanto à adoção de uma resolução para tentar resolver a crise síria, devido ao veto da Rússia e da China, dois dos membros com assento permanente no CS da ONU.

O Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui seis Estados do Golfo - Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait -, tentará na sua reunião recuperar o plano da Liga Árabe, que prevê o fim da violência e a transferência de poderes do presidente Bashar al-Assad para o vice-presidente sírio, antes da abertura de negociações com a oposição.

Do encontro da Liga Árabe no Cairo são esperadas decisões diplomáticas como a criação de um "grupo de amigos da Síria", preconizado pelos Estados Unidos da América, e o reconhecimento do Conselho Nacional Sírio (CNS) por diversos países árabes.

Reunido na sexta-feira, no Qatar, sob a presidência de Burhan Ghaliun, o CNS, principal instância de representação da oposição síria, disse esperar muito das reuniões de hoje, no Cairo e em Riade.

Desde o início da contestação do regime sírio, em março de 2011, já morreram mais de 6 mil pessoas, segundo grupos de defesa dos direitos humanos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana