quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Luanda é o parceiro mais sólido para São Tomé -- PR Manuel Pinto da Costa



EL – Lusa, com foto de Francisco Bernardo em Jornal de Angola

Luanda, 01 fev (Lusa) - Angola é "o parceiro mais sólido" para as necessidades de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, considerou hoje em Luanda o Presidente são-tomense.

Manuel Pinto da Costa, que falava no final da visita oficial de três dias a Angola, acrescentou que os dois países "têm um casamento para o progresso".

"São Tomé e Príncipe e Angola têm um casamento que já se realizou há bastante tempo, mas, como em todos os casamentos, os casais devem fazer todos os possíveis para que tenham uma vida melhor, maior harmonia e entendimento, para maior felicidade do casal", sublinhou.

A escolha de Angola deve-se ao desejo de São Tomé e Príncipe de desempenhar um papel pela positiva no Golfo da Guiné.

"São Tomé e Príncipe é um país ainda de fraco rendimento que gostaria de jogar um papel pela positiva no Golfo da Guiné e, para isso, tem que ter parceiros sólidos. O parceiro sólido mais importante para nós é Angola", frisou.

Para Manuel Pinto da Costa, a parceria entre os dois países, além das relações institucionais, deve passar pelos agentes económicos, que, considerou, "devem estar preparados para jogar esse importante papel".

O Presidente são-tomense reconheceu os "muitos problemas de desenvolvimento" que o seu país ainda mantém, mas manifestou-se confiante que, apesar da crise económica internacional, esses desafios serão ultrapassados.

"Não queremos continuar com esse espírito de pedir. Queremos parceiros, não queremos pedinchar. Com a atual crise mundial naturalmente torna-se mais difícil a resolução dos problemas que temos, mas isso não quer dizer que perdemos a capacidade para os resolver. Nós vamos vencer", assegurou.

Durante os três dias da estada em Angola, a primeira visita oficial ao estrangeiro desde a sua reeleição, em setembro, Manuel Pinto da Costa reuniu-se com o seu anfitrião, José Eduardo dos Santos, que aceitou um convite para visitar São Tomé e Príncipe em data a marcar pelos canais diplomáticos, e discursou numa sessão solene especial do parlamento angolano.

O encontro de Manuel Pinto da Costa com José Eduardo dos Santos foi o primeiro em 21 anos dos dois homens, na qualidade de chefes de Estado.

Pinto da Costa foi o primeiro presidente de São Tomé e Príncipe, cargo que desempenhou entre 1975 e 1991, tendo sido reeleito em setembro passado.

Leia mais sobre São Tomé e Príncipe e também sobre Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana