quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Trinta e dois mortos no último balanço das tempestades "Dando" e "Funso" em Moçambique



RTP – Lusa, com foto

Maputo, 01 fev (Lusa) - As tempestades "Dando" e "Funso", que nas últimas semanas assolaram o sul e centro de Moçambique, causaram 32 mortos, disse o diretor do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Ribeiro.

O responsável acrescentou que 3.385 residentes de Samaria, Furquia e Lugela, na província da Zambézia, aguardam assistência após as regiões terem sido assoladas pelo ciclone "Funso" e que as autoridades locais estão impossibilitadas de prestar auxílio devido à intransitabilidade das vias de acesso.

A Cruz Vermelha de Moçambique está retirar as pessoas de barco, face ao perigo das correntes das águas.

O diretor dos Transportes e Comunicação da província da Zambézia, Alberto Manharagem, garantiu enviar mais barcos para retirar a população de Mopeia e Namacurra, áreas que também se encontram isoladas.

Segundo as autoridades locais, as fortes chuvas causaram cinco mortes e ferimentos em outras nove no distrito de Namacurra.

Por outro lado, 104 salas de aula e diversos campos agrícolas foram inundados.

Pelo menos 21 pessoas morreram na província da Zambézia e outras 25 ficaram feridas, 7.408 casas foram totalmente destruídas e 5.603 parcialmente danificadas, deixando 6.633 famílias a necessitarem de assistência urgente.

O vice-diretor provincial das Finanças, Graciano Francisco, disse que 349 casas foram destruídas na cidade de Quelimane.

Sem comentários:

Mais lidas da semana