domingo, 12 de fevereiro de 2012

MILITARES UCRANIANOS DESTACADOS PARA ÁFRICA



Ucrânia em África (mz)

A 18ª unidade especial de helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia funcionará na República Democrática do Congo (RDC) com 157 militares.

O pelotão de reconhecimento partiu de Kyiv no dia 10 de Fevereiro de 2012, juntamente com máquinas e equipamento, para preparar a construção de uma base ucraniana na RD do Congo.

O avião ucraniano AN-124-100М “Ruslan” transportou cerca de 90 toneladas de equipamentos necessários para o funcionamento da unidade especial de helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia, que executará as tarefas da Missão das Nações Unidas para estabilização no Congo.

Como explicou o chefe do contingente ucraniano, o tenente – coronel Serhiy Shapovalov, a deslocação da unidade será feita gradualmente. “O aeroporto mais próximo é incapaz de receber as aeronaves da classe “Ruslan”. Por isso, primeiro voaremos para Uganda e depois seremos transferidos para a RD do Congo com os aviões da Missão das Nações Unidas, “Hércules” e “IL-76”. Nos arredores da cidade de Goma, no centro – leste do Congo, nas margens do lago Kivu será colocada a base e dois helicópteros das forças de paz da Ucrânia. A segunda parte da unidade será localizada a 500 quilómetros à leste, na localidade de Bunia, na zona fronteiriça com o Sudão”, - explicou o tenente – coronel.

Como mencionou Shapovalov, a 18ª unidade especial de helicópteros das Forças Armadas contará com 157 efectivos, eles irão operar 4 helicópteros de combate Мі-24 e 43 unidades especiais automóveis. As tarefas principais dos capacetes azuis ucranianos são a realização de reconhecimento aéreo, vigilância, medidas de contenção e apoio das forças terrestres, apoio das acções militares da Missão das Nações Unidas, incluindo operações de busca e salvamento e a entrega de ajuda humanitária.

O esquadrão ucraniano irá operar em conjunto com a Brigada de Infantaria indiana, proporcionando cobertura aérea das suas operações terrestres.

A aprovação de envio do contingente militar ucraniano foi votado favoravelmente pelo Parlamento no dia 22 de Dezembro de 2011, embora anteriormente a Comissão Parlamentar da Segurança e Defesa Nacional recomendou ao Parlamento rejeitar este projecto de lei.

Sem comentários:

Mais lidas da semana