FPG – Lusa, com foto
Caracas, 12 fev (Lusa) - Os opositores do presidente venezuelano, Hugo Chávez, realizam hoje eleições primárias para eleger o candidato que concorrerá contra o Chefe de Estado nas eleições presidenciais previstas para 7 de outubro.
É a primeira vez que a oposição na Venezuela realiza eleições primárias para nomear um candidato presidencial conjunto, nomeação que é disputada por cinco candidatos: Maria Corina Machado, Pablo Medina, Diego Árria, Pablo Perez e Henrique Capriles Radonsky.
As eleições foram convocadas pela coligação Mesa de Unidade Democrática e estão abertas à participação de todos os cidadãos com mais de 18 aos de idade, independentemente da sua preferência política. Os simpatizantes de Hugo Chávez poderão também eleger o candidato opositor.
Várias instituições educativas foram habilitadas pelo Conselho Nacional Eleitoral para funcionarem como centros de voto.
Além do candidato que disputará a presidência com Hugo Chávez os venezuelanos vão eleger também os candidatos da oposição às eleições dos governadores do Distrito Capital e dos outros 24 Estados venezuelanos, marcadas para 16 de dezembro e dos presidentes das 335 câmaras municipais da Venezuela, em 14 de abril de 2013.
A Venezuela tem cerca de 18 milhões de cidadãos recenseados no Conselho Nacional Eleitoral.
Sem comentários:
Enviar um comentário