terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PALOP e Timor-Leste concertam estratégias para promover emprego e formação profissional


A Semana (cv)

Os Directores-Gerais do Emprego dos cinco Países Africanos de Língua Portuguesa e de Timor-Leste estão reunidos na Praia, a concertar estratégias para a promoção do emprego e formação profissional. A ideia é identificar “dois ou três sectores, duas ou três profissões” que possam concentrar esforços dos Seis, numa frente "focalizada" de políticas para estes dois grandes desafios que também são comuns.

A ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde afirmou na abertura do encontro dos Directores Gerais do Emprego que “o desafio é identificar duas ou três profissões, dois ou três sectores em que a aposta deve ser feita”, tendo sempre em conta as especificidades de cada país.

Apesar de o projecto já estar no terreno há algum tempo, a governante refere que esta iniciativa se insere no “reforço institucional que se vem fazendo”, e que, globalmente, pretende contribuir para o crescimento sustentável e inclusivo dos países-membros, mas também reforçar as estruturas existentes a nível do emprego e da formação profissional.

Neste último ponto, a ministra refere a troca de experiências e projectos entre os seis países e a necessidade de criação de uma plataforma conjunta de informação e de dados .

O encontro entre os Directores Gerais tem a sua génese no Projecto de Apoio ao Sector da Formação Profissional nos PALOP - acordo firmado em 2006 ente a Comunidade Europeia e os países de língua portuguesa, para focalizar as estratégias de apoio ao desenvolvimento no sector do Emprego e da Formação Profissional.

No dia 2 de Março encontram-se, também na Praia, os ministros do Emprego dos Seis países.

Sem comentários:

Mais lidas da semana