segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: José Ramos-Horta contra Código de Conduta para Jornalistas



«Limita a liberdade de imprensa»

Díli - O Presidente da República, José Ramos-Horta, afirmou ser contra o Código de Conduta para Jornalistas, criado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e pelo Secretariado Técnico de Administração para as Eleições (STAE).

Na opinião do Chefe de Estado, o Código de Conduta para Jornalistas vem limitar a liberdade de imprensa na cobertura das Eleições.

Para José Ramos-Horta, seria melhor se este código fosse criado pelos próprios órgãos de comunicação social, incluindo as associações de jornalistas, em vez de ter sido elaborado pela CNE, STAE ou qualquer outra instituição do Estado.

«O código de conduta deve basear-se na Constituição. Seria melhor se os próprios jornalistas criassem a sua própria deontologia», referiu o Presidente timorense este Domingo, 12 de Fevereiro.

Como candidato à Presidência nas próximas Eleições, o Chefe de Estado disse que não irá falar contra os media durante o período de campanha eleitoral.

O secretário-geral do Timor-Leste Press Club (TLPC), Mouzinho Lopes de Araújo, disse que os jornalistas já têm o seu próprio código de ética, que é sempre aplicado ao trabalho dos profissionais.

«Os jornalistas sabem como criar relatórios equilibrados, neutros e responsáveis», declarou Mouzinho Lopes de Araújo.

O responsável disse ainda acreditar que os media, incluindo novos órgãos, vão produzir uma boa cobertura eleitoral.

O vice-Presidente da «Associação de Jornalistas de Timor-Leste», Virgílio Guterres, disse que a sua organização irá criar o seu próprio código de conduta para os membros acompanharem durante as Eleições.

Por outro lado, a comissária da CNE, Manuela Leong, disse que o código de conduta produzido pelo STAE e aprovado pela CNE deu aos jornalistas a liberdade de fazerem o seu trabalho durante o período de campanha eleitoral.

(c) PNN Portuguese News Network

Leia mais em Página Global

1 comentário:

Anónimo disse...

Exmo. Sr.
Dr. José Ramos Horta,

Aqui a Lucrécia congratula-se com deixar falar os jornalistas, mas estamos tristes, a Lucrécia não é arrogante e tem razão. E Vossa Exa. sabe que a Lucrécia nunca se engana e raramente tem duvidas.
Vossa Exa. não pode meter a cabeça na areia e deixar o seu povo a passar mal nas montanhas.
Vossa Exa. está a proceder mal com a Lucrécia, não permita que calem a boca à Lucrécia, ela não merece.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana