domingo, 12 de fevereiro de 2012

Xanana Gusmão: PROVIDOS DE ENORME DESCARAMENTO OS TRAIDORES NÃO TÊM HONRA



Ana Loro Metan

Trazer aqui opiniões sobre Timor-Leste já se torna maçador para quem o faz e certamente para quem lê. Quer queiramos quer não estamos quase sempre a escrever e a ler o mesmo. Desgraça e mais desgraça. Traição e mais traição.

Desta vez a abordagem é a palavras de Xanana Gusmão, proferidas no Fórum sobre Crescimento Inclusivo que aconteceu a semana passada em Díli.

Provido de enorme descaramento Xanana Gusmão levou para os presentes palavras estéreis, tal qual a sua capacidade para governar honestamente o país. Disse ele que devia ser feita maior aposta nas áreas rurais para maior desenvolvimento económico, o que até deu título ao reporte feito pela Lusa.

Pelo dito, pelo descaramento, pelo desprezo a que as áreas rurais estão votadas em Timor-Leste por este governo AMP que está prestes a terminar o mandato, até parece que Xanana Gusmão não tem tido responsabilidades na ineficiência do seu governo relativamente ao desenvolvimento das áreas rurais. É mesmo desplante e atitude costumeira de traidores dos povos. Traidores que confiam na falta de memória dos que incessantemente ludibriam e votam as populações ao atraso e à fome, às carências ultrajantes.

Salienta a Lusa que Xanana Gusmão disse a dado passo da sua intervenção: "É nas áreas rurais que vive cerca de 70 por cento da população timorense", disse, salientando que é naquelas áreas que os benefícios do crescimento mais tardam a chegar e onde é mais difícil aceder à educação, água potável, cuidados básicos de saúde, alimentação e energia.”

Sem mais comentários basta deixar aqui bem explicito que é mesmo preciso ser muito descarado para estar a supostamente governar um país e governá-lo tão mal que os 70 por cento da população que ele refere, das áreas rurais, são exatamente aqueles que passam anos a fio subalimentados devido ao desprezo que o seu governo tem demonstrado nutrir pelo interior do país. Acresce a essa percentagem uma vasta população nas cidades que está desempregada e que igualmente passa fome e todo o tipo de carências conhecidas nestes países de caos social em que uma reduzida mas desenfreada elite rouba os recursos que são de todos e que principalmente se destinam à maioria.

Se bem que possamos considerar chocante, mais não há a fazer do que indignarmo-nos com a prosápia aviltante daquele traidor de um povo que nele confiou desmesuradamente para afinal viver nos limbos da miséria. Isso mesmo é notório no reporte estatístico publicado há dias e que deixa bem claro que Xanana Gusmão e o seu governo tem-se governado em vez de governarem (e bem) o país, o povo timorense. Prova disso é o luxo asiático em que uma elite bacoca - ridícula mas praticante de imensas e deploraveis malfeitorias – demonstra viver para quem quer ver. Veja-se o relativo a mais uma verdade por nós tanto aqui afirmada sobre a fome dos timorenses: TIMOR-LESTE EM TERCEIRO LUGAR NO “RANKING DA FOME” MUNDIAL. E agora, os que nos consideravam exagerados do Página Global, já acreditam? Se estão em Timor-Leste não têm olhos na cara para verem a fome passar pelas montanhas, estradas e ruas de Timor-Leste? E as crianças nas escolas? Escolas sem equipamentos - que alegadamente foram importados... Onde está esse dinheiro? E o outro? E mais? E mais? Basta de roubos!

Quem tem dúvidas de que Gusmão é mais um dos traidores providos de enorme descaramento que proliferam por este mundo malbaratando a honra?

Sem comentários:

Mais lidas da semana