quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: PÁGINA GLOBAL TAMBÉM EM TÉTUM DURANTE O PERÍODO ELEITORAL



Redação

Considerando a proximidade do período eleitoral em Timor-Leste, com eleições para a presidência da República em Março, e porque constatamos que a matéria noticiosa em português, alusiva aos acontecimentos, tem falhas flagrantes que nos impossibilitam de ser informados convenientemente – colocando-nos na otica de quem nos lê – o coletivo da Fábrica dos Blogues que produz o Página Global decidiu passar a publicar notícias em tétum, idioma timorense, e assim satisfazer as solicitações de alguns leitores timorenses que nos têm acompanhado.

Aquilo que os referidos leitores nos têm solicitado é que reativássemos o nosso blogue Timor Lorosae Nação e então aí procedêssemos às referidas publicações compiladas de órgãos de comunicação social timorenses, porém, decidimos, a título experimental, usar o Página Global para o efeito, comprometendo-nos a reativar o Timor Lorosae Nação se realmente a quantidade de informação sobre as eleições e talvez outras isso justificarem.

É de conhecimento geral que a função do Página Global é aglutinar toda a informação possível e considerada prioritária sobre os países da lusofonia, assim como os artigos de opinião, para isso os leitores dispõem dos símbolos (bandeiras) dos respetivos países na barra lateral, onde poderão ler exclusivamente o correspondente a esses países. Para além disso ainda dispõem dos símbolos para Mundo, Macau, etc. O que significa que até ampliámos neste blogue toda a informação da lusofonia e não só, que anteriormente existia pelo menos em dois dos nossos blogues, o Timor Lorosae Nação e o Página Um. Considerámos que assim é muito mais cómodo e tivemos reações dos leitores nesse sentido. Vamos assim continuar e, como anteriormente dissemos, os amigos timorenses poderão a partir de agora dispor de informação em tétum neste blogue, mas se se justificar reativaremos o Timor Lorosae Nação. O futuro o dirá.

Agradecemos o vosso interesse e acompanhamento no Página Global. Já agora, gostariamos de ter mais a vossa participação em comentários ou mails que queiram enviar.

Nota PG: Para efeitos de melhor informar acrescentámos ao título a palavra TAMBÉM porque alguns leitores interpretaram anteriormente que o Página Global passaria a ser publicado só em tétum. Esclarecemos que aquilo que iremos fazer será acrescentar à informação sobre Timor-Leste alguns textos em tétum, mantendo todo o conteúdo habitual do PG como até aqui. É até provavel que incluamos um ou outro texto em inglês, sobre Timor-Leste, se acaso o editor considerar de interesse.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu gosto de acompanhar o vosso blog pagina global porque sinto que aqui une-se uma família!! Que é alusofonia. Se o objectivo é que nesta casa todos se entendam, e se calhar a maioria das pessoas que tem acesso a internet em Timor, percebem o tetum e o português, porque sao irmaos na mesma casa. Mas para os primos que vivem na América, na Europa e em África... Deixarão de saber como vai a família por ai. E de certeza que quem esta longe e sempre acompanhou a luta dificilmente terá noticias!! Se nao há em português tetum só percebem os timorenses que acompanham as noticias na radio e na tv directamente em timor, resto da família que esta longe nao acompanha.

Mais lidas da semana