quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Projeto para alfabetização em línguas maternas "não vai ter sucesso" - Fretilin



MSE - Lusa

Díli, 09 fev (Lusa) - O secretário-geral da Frente de Libertação do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, disse hoje que o projeto-piloto para alfabetização das crianças timorenses em língua materna "não vai ter sucesso".

"Esse é um projeto-piloto com um piloto que não vai saber navegar. É um projeto desastrado e desastroso. Não tenho dúvidas nenhumas de que não vai ter sucesso", disse.

O projeto-piloto, do Ministério da Educação timorense, patrocinado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), prevê que no início do pré-escolar e durante um período de dois anos sejam utilizadas as línguas maternas (ou locais) como instrumento de transferência de conhecimento, dando depois início ao ensino da língua portuguesa e do tétum.

"Não vale a pena estarmos a experimentar coisas que já sabemos à partida que não serão bem-sucedidas", afirmou Mari Alkatiri, salientando que Timor-Leste está num processo de unidade nacional e a língua é um fator de unidade.

Mari Alkatiri ressalvou que as línguas maternas não devem, contudo, ser desprezadas e que têm de ser desenvolvidas.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se ponha a pau, Sr. Alkatiri... eles até já devem ter os resultados feitos, ainda agora a coisa começou... Estou a ver daqui a uns meses a mana a dizer que os resultados são estrondosos e a pôr um menino a ler a uma velocidade estonteante em fataluku - mesmo que os restantes ainda nem as letras consigam identificar (essa parte corta-se dos resultados...)ISTO É UM EMBUSTE, SERÁ TUDO FALSEADO, JÁ ESTÁ TUDO PREPARADO PARA DAR O RESULTADO QUE ELES QUEREM. Prepare argumentos para isso, Sr. Alkatiri. O que eles querem é a desunião de Timor e arrancar o país fora da CPLP e pô-lo no Pacífico Sul, onde é mais fácil controlar a colónia.

Mais lidas da semana