quarta-feira, 28 de março de 2012

Cabo Verde: Governo e Banco Mundial lançam projeto de recuperação do setor elétrico



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 28 mar (Lusa) - O governo de Cabo Verde e o Banco Mundial (BM) lançaram hoje um projeto para limitar as perdas na distribuição de eletricidade no arquipélago orçado em cerca de 45 milhões de euros.

O "Projeto de Recuperação e Reforma do Setor Elétrico" abrangerá, para já, apenas as lhas de Santiago e de São Vicente, as duas mais populosas do país, mas deverá ser alargado às restantes oito ilhas para alcançar, até 2016, uma redução das perdas de energia na rede de distribuição de eletricidade dos atuais 36 por cento para 15 por cento.

Em declarações aos jornalistas, o coordenador do projeto, Pedro Alcântara, o custo total do projeto ascende a 58,5 milhões de dólares (cerca de 45 milhões de euros).

O financiamento vem maioritariamente do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), ligado ao Banco Mundial (BM), contando também com fundos do Estado cabo-verdiano.

O projeto abrange não só a renovação dos cabos já existentes, responsáveis pelos constantes curto circuitos que provocam apagões nas duas ilhas, como também permitirá um controlo mais eficiente dos "roubos de energia", através de ligações ilegais.

Permitirá também reforçar a capacidade de produção de energia elétrica nas duas ilhas, com a instalação na Cidade da Praia de duas unidades geradoras de 10 megawatts (mw) cada e de uma de 5,5 mw no Mindelo.

"Com a instalação dos três grupos eletrogéneos (geradores) teremos uma capacidade de produção aumentada, satisfazendo a procura nas duas ilhas para os próximos cinco/seis anos", afirmou Pedro Alcântara, adiantando que as restantes ilhas serão alvo de um projeto de reformulação das redes elétricas a partir de sexta-feira, logo após a assinatura do contrato de financiamento, sobre o qual nada especificou.

"Neste momento, estamos a finalizar a central única, em que a ilha inteira (de Santiago) será alimentada através de uma linha de alta tensão, prevista para fins de maio. Neste momento temos 49 mw de capacidade instalada e, depois, passaremos a ter 95 mw", garantiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana