domingo, 18 de março de 2012

Candidato Serifo Nhamadjo apela ao voto e diz ter "fé" em vitória à primeira volta



FP – VM - Lusa

Bissau, 18 mar (Lusa) - O candidato às presidenciais antecipadas de hoje na Guiné-Bissau Serifo Nhamadjo apelou aos guineenses para que vão votar e manifestou a "fé" de que vai ser eleito na primeira volta.

Serifo Nhamadjo votou pelas 10:25, acompanhado da mulher, e disse sentir-se como "um cidadão livre, que exerceu o seu direito de voto e como um candidato que será eleito Presidente da República".

"Tenho fé que vencerei na primeira volta", disse o candidato, quando questionado pelos jornalistas sobre se acredita na vitória.

O vice-presidente do Parlamento apelou ainda aos guineenses para que vão votar: "que se dirijam às urnas para exercer o direito de voto, porque, quanto mais votantes, mais é consistente a vitória do Presidente da República".

Serifo Nhamadjo apelou ainda ao civismo, referindo que "é preciso que as pessoas sintam a liberdade de exercer a sua cidadania".

Sobre a fraca afluência às urnas durante a manhã, a avaliar pelas poucas pessoas nas filas para votar em vários locais na capital, o candidato disse que "de manhã é tradição do guineense ter os afazeres da casa", manifestando a esperança de que "pela volta da hora de almoço haverá mais gente a votar".

Serifo Nhamadjo acrescentou que vai agora conversar com os seus colaboradores para saber como estão a decorrer as eleições no resto do país.

Também quando votou esta manhã, o Presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, apelou ao voto dos guineenses para que o país possa retomar "rapidamente a normalidade institucional" e a "estabilização".

As eleições presidenciais antecipadas de hoje realizam-se na sequência da morte do Presidente eleito em 2009, Malam Bacai Sanhá, em janeiro, vítima de doença.

Concorrem ao escrutínio nove candidatos e são chamados a votar perto de 600.000 guineenses.

As urnas encerram às 18:00 e, segundo fonte da Comissão Nacional de Eleições, o escrutínio está a decorrer de forma tranquila em todo o país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana