quarta-feira, 7 de março de 2012

Centenas de pessoas participaram nas cerimónias fúnebres de Xavier do Amaral




MSE – Lusa, com foto em Sapo TL

Díli, 07 mar (Lusa) - Centenas de pessoas participaram hoje nas cerimónias fúnebres do primeiro Presidente de Timor-Leste Francisco Xavier do Amaral, que morreu terça-feira em Díli vítima de doença prolongada.

As cerimónias começaram de manhã no parlamento nacional, onde os deputados dos vários partidos políticos com representação parlamentar prestaram a última homenagem ao homem que proclamou a independência unilateral de Timor-Leste em 1975.

No parlamento, além de centenas de estudantes e populares, estiveram presentes elementos do governo, incluindo o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, bem como representantes do corpo diplomático acreditado em Díli.

De seguida, o cortejo fúnebre seguiu para o salão nobre do palácio presidencial, onde o Presidente timorense, José Ramos-Horta, prestou a sua homenagem, sem prestar qualquer declaração, seguido por outros elementos das instituições de Estado.

A população timorense, bem como os militantes da Associação Social Democrata Timorense (ASDT), partido liderado por Francisco Xavier do Amaral, vão poder prestar a sua última homenagem até às 05:00 (20:00 em Lisboa).

O funeral de Francisco Xavier do Amaral realiza-se na quinta-feira no Jardim dos Heróis, em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros a leste de Díli, numa cerimónia presidida pelo Presidente timorense.

Antes do funeral, será realiza uma missa na catedral de Díli.

O primeiro Presidente de Timor-Leste e que declarou a independência em 1975 morreu hoje em Díli vítima de doença prolongada.

Francisco Xavier do Amaral era candidato às presidenciais de dia 17.

O candidato hoje falecido, que foi o primeiro Presidente de Timor-Leste, em 1975, tinha sido internado na semana passada e não estava a participar nas atividades da campanha eleitoral, que começou a 29 de fevereiro e termina a 14 de março.

A doença de Francisco Xavier do Amaral levou o parlamento timorense a reunir-se de emergência na semana passada para alterar a lei eleitoral, que previa a marcação de uma nova data para as eleições por incapacidade ou morte de algum candidato.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana