terça-feira, 6 de março de 2012

DESMINAGEM EM ANGOLA ATINGE GRANDES EXTENSÕES



Jornal de Angola

A acção dos operadores de desminagem do Estado e das organizações não governamentais e empresas privadas permitiu a desminagem e limpeza de uma superfície útil superior a 4.300 quilómetros quadrados, no quadro do desenvolvimento do Programa do Executivo para 2010/2011, revela um relatório da Comissão Executiva de Deminagem divulgado ontem pela Casa Civil do Presidente da República.

O documento refere que a superfície desminada e limpa inclui áreas agrícolas, reservas fundiárias, estradas, caminhos-de-ferro e outros, correspondendo a 500 mil campos de futebol.

O relatório sublinha o “grande esforço financeiro” do Executivo para dotar as brigadas de desminagem do Estado com os indispensáveis meios logísticos e técnicos tendentes a garantir a segurança e eficácia das suas acções, dar formação e treino a mais de 300 especialistas e desenvolver acções de educação sobre o risco de minas para adultos e crianças.

De acordo com o documento, em 2011 foram detectadas, neutralizadas, removidas ou destruídas cerca de 440 mil minas anti-pessoal e 24 mil minas anti-tanque e destruído outro material letal. No mesmo período, há a lamentar 34 mortos civis, 43 feridos civis e cinco viaturas danificadas.

Por essa razão, o relatório da Comissão Executiva de Desminagem recomenda que as autoridades locais e a sociedade civil continuem a incentivar a educação sobre os riscos de minas e de outros engenhos explosivos não detonados, esforço esse que deve contar com um maior envolvimento da comunicação social na sensibilização dos cuidados a ter com vista a prevenir a ocorrência de acidentes.

De acordo com o que estabelece o Programa Executivo de Desminagem, as prioridades para o ano de 2012 incluem, entre outras acções igualmente importantes, a conclusão das actividades de desminagem das reservas fundiárias definidas pelos governos provinciais, a intensificação das actividades de desminagem das áreas agrícolas, mineiras e turísticas e de estradas secundárias e terciárias e o reforço das actividades de educação contra o risco de minas nas comunidades.

Os operadores de desminagem do Estado incluem as Forças Armadas Angolanas (FAA), o Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN), o Instituto Nacional de Desminagem (INAD) e a Polícia de Guarda-Fronteiras.

Leia mais sobre Angola - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana