sábado, 17 de março de 2012

DEUS NOS SALVE DE TAUR MATAN RUAK SER ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA



Ana Loro Metan (reposição)

Reparo que a Lusa divulgou notícia de Timor-Leste sobre o reconhecimento público do CNRT-Xanana Gusmão de que Taur Matan Ruak é o seu candidato presidencial. Eles dizem que o apoiam, o que vai dar no mesmo. Finalmente disseram verdade, desnudaram um pouco do que há dois anos vem sendo cozinhado e que por aqui vimos dizendo desde esse momento.

Vai daqui o meu vibrante lamento por constatar que Taur é um grande cara de pau ao ter deixado ocultar o que para todos era evidente e que ele próprio anunciava por corredores e gabinetes há cerca de dois anos, todo entusiasmado. Acenaram-lhe com a cenoura e ele lá a vem perseguindo desde aí. Esperemos que a cenoura não esteja num pau colado a ele próprio e que assim nunca mais lhe chegue. Numa certa perspetiva seria didático, se bem que arrasante para Taur, porque talvez se convencesse de uma vez por todas de que Xanana Gusmão e os párias que o rodeiam (não todos mas a maioria) não são de confiança e que visam as pessoas de quem se possam servir e não o contrário. O tempo o dirá.

No momento de apresentação da candidatura, em 9 ou 10 de Outubro, em Mertuto, Ermera, Taur Matan Ruak disse: "Quero que todas as pessoas tenham oportunidades na vida" e também que queria "levar Timor-Leste para a frente, desenvolver mais o país porque muitas pessoas ainda estão a sofrer".

Não deixa de ser curioso este tipo de discurso (que para os ingénuos cai sempre bem). É que se não existem mais timorenses com oportunidades e se existem timorenses a sofrer presentemente tal se deve ao atual PM e ao seu governo, maioritariamente CNRT, comandado por Xanana Gusmão, as mesmíssimas pessoas que há cerca de dois anos andam a cozinhar a sua candidatura. E então é agora, no caso de ser eleito PR, que tudo se vai resolver, tudo ou parte muito substancial? Porque razão? Porque Matan Ruak será o PR?

Dá o que pensar. Saberá este candidato os poderes que pertencem ao PR de Timor-Leste? Saberá que o PR não governa? Taur promete afinal o quê?

Felizmente, pelos indícios, Ramos Horta vai colher muitos votos. O mesmo para Lu Olo. Já se desenha a grande visão de que Taur Matan Ruak não vai colher o que podia guindá-lo à presidência da república - por ser apoiado por Xanana Gusmão e a sua pandilha. A segunda volta das eleições será disputada novamente por Lu Olo e Ramos Horta. Assim seja. Com Taur candidato de Xanana, Deus nos salve.

Leia em Timor-Leste ou em TL Eleições 2012 matéria relacionada

2 comentários:

Anónimo disse...

Deus nos salve que fique o Lu Olo! Gosta? Não, pois não? Eu também não gostei do que escreveu especialmente por ter sido republicado hoje, dia das eleições. Em dia de votação era bom que mantivesse algum pudor.

Anónimo disse...

As palavras revelam a imagem do nosso espirito. A sra ficaria mais frustrada quando os resultados vierem colocar-se no outro lado do rio das expectativas. Aguarde os resultados com serenidade e sendo democrata como se revela nos seus ditos, espero que aceite-os e que deixe de projectar sempre o seu desequilibrio interior nesta pagina.

Noko-Ruby

Mais lidas da semana