domingo, 18 de março de 2012

Guiné-Bissau: ENTARDECER CALMO NA CONTAGEM DOS VOTOS



Fernando Peixeiro - Agência Lusa

Bissau, 18 mar (Lusa) - Bissau era ao fim da tarde de hoje uma cidade calma, com aglomerados apenas junto das assembleias de voto para assistir aos resultados locais das eleições presidenciais de hoje na Guiné-Bissau.

As urnas encerraram às 17:00 locais (mesma hora em Lisboa) mas algumas mantiveram-se mais algum tempo abertas, não por haver eleitores para votar, mas para compensar alguns atrasos na abertura.

Foi o caso, por exemplo, da assembleia de voto da rua de Angola, no centro da capital da Guiné-Bissau, onde o presidente da mesa, Aliu Camará, disse à Lusa que de manhã abriu também mais tarde, até porque "às 07:00 praticamente era de noite".

Enquanto elementos da mesa comiam placidamente arroz e não havia nem uma pessoa para votar, Aliu Camará dizia que a afluência não foi significativa, mas ainda assim maior no período da manhã.

Ali, dos 238 inscritos, votaram 163 eleitores, um número não muito diferente do verificado na mesa colocada junto da embaixada da Líbia, também na capital: 165 votantes de um universo de 238 inscritos, disse à Lusa Felix Malu, presidente da mesa.

De acordo com o que a Lusa verificou ao longo do dia em Bissau e segundo também relatos da imprensa, a abstenção foi elevada.

Depois de duas semanas de intensa participação na campanha, os guineenses parecem ter-se alheado hoje do processo e o dia decorreu com grande normalidade e sem grandes aglomerações junto das assembleias de voto.

Mais gente sim após as 17:00 para saber quem ganhou em cada mesa, mas mesmo assim apenas algumas dezenas, com a população a preferir ficar sentada à porta de casa, a passear ou, os mais jovens, a organizar jogos de futebol.

Foi assim no bairro de Antula, com muitas crianças a brincar e homens sentados a conversar, típico de um domingo qualquer, mas também no bairro QG ou nas imediações das assembleias de voto dos bairros de Plubá ou Santa Luzia.

Meninas a carregar baldes de água indiferentes à contagem de votos mesmo ali ao lado, homens a jogar às damas debaixo de uma árvore, mulheres a vender fruta, outras sentadas nas raízes expostas de uma árvore, a conversar, todos indiferentes sobre quem ganhava na "sua" assembleia de voto.

No centro de Bissau, a Lusa assistiu a duas contagens de votos em outras tantas assembleias (não representativas), nas quais o candidato Carlos Gomes Júnior ganhou. O candidato Henrique Rosa ficou em segundo lugar numa delas e o candidato Serifo Nahmadjo em segundo lugar na outra. Kumba Ialá ficou em terceiro.

Ainda hoje a Comissão Nacional de Eleições dará uma conferência de imprensa para balanço do ato.

Os resultados deverão ser conhecidos na próxima semana.

Leia mais sobre Guiné-Bissau - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana