terça-feira, 27 de março de 2012

Moçambique: Banco Mundial condiciona apoio de 82,5ME a previsibilidade de resultados



MMT - Lusa

Maputo, 26 mar (Lusa) - O Banco Mundial condicionou hoje a concessão de 82,5 milhões de euros de crédito ao governo moçambicano à previsibilidade dos resultados, considerando que os princípios da instituição exigem o alinhamento da ajuda com os projetos nacionais.

O governo moçambicano e o Banco Mundial rubricaram hoje o acordo de empréstimo para apoiar a segunda fase do programa de redução da pobreza em Moçambique.

O diretor do Banco Mundial para Moçambique, Laurence Clarke, disse que a concessão do crédito "constitui o compromisso inequívoco da instituição às metas de médio e longo prazo", pelo que "o apoio deve ser previsível e alinhado com os sistemas nacionais".

O montante aprovado pelo Conselho de Administração do Banco Mundial na semana passada vai ajudar as autoridades moçambicanas a prosseguir com reformas nos sistemas de salários dos serviços públicos e pensões.

A verba permitirá ainda ao governo moçambicano aprofundar as reformas para uma melhor utilização de recursos e formulação do orçamento do país e fortalecer os sistemas de gestão financeira do Estado.

O empréstimo irá apoiar o desenvolvimento económico de Moçambique, facilitando a redução do excesso de regulamentação que dificulta as actividades empresariais no país.

O Banco Mundial é o principal contribuinte ao Orçamento de Estado moçambicano, suportado em cerca de metade por 19 países e instituições financeiras internacionais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana