quarta-feira, 28 de março de 2012

Moçambique: UE CONTRIBUI COM 67,3 ME PARA COMBATE À FOME



PMA - Lusa

Maputo, 28 mar (Lusa) - A União Europeia (UE) vai contribuir com 67,3 milhões de euros para ajudar Moçambique a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) na vertente do combate à fome, anunciou o representante da UE em Maputo.

Falando na assinatura do acordo de financiamento, Paul Malin, afirmou que a ajuda visa o desenvolvimento de projetos destinados a promover a segurança alimentar no país, no quadro dos ODM.

"A avaliação das necessidades em Moçambique identificou a segurança alimentar como prioridade. Este financiamento tem o objetivo de permitir a Moçambique a continuação da erradicação da pobreza extrema e, em particular, a eliminação da fome", enfatizou Paul Malin.

O chefe da Delegação da UE em Moçambique assinalou o imperativo de a ajuda ser justificada pela apresentação de resultados.

"Teremos de trabalhar duramente em conjunto para justificar o nosso financiamento. Os contribuintes deverão ficar convencidos que o seu dinheiro é bem utilizado", disse Paul Malin.

A nova verba junta-se a um anterior financiamento no valor de 622 milhões de euros atribuído pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, para cobrir o período 2008-2013 também no quadro dos ODM, disse ainda o chefe da Delegação da UE em Moçambique.

O vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros, Henrique Banze, afirmou na ocasião que alcançar os ODM até 2015, como previsto, continua um desafio para Moçambique, sendo por isso necessário empreender esforços nas áreas com progressos mais lentos.

"O apoio da UE a programas nacionais assume-se como estrategicamente importante no contexto da cooperação e do impacto que se pretende atingir. Por outro lado, a abordagem multissetorial do programa exigirá um esforço adicional de coordenação", enfatizou Henrique Banze.

Leia mais sobre Moçambique - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana