sexta-feira, 9 de março de 2012

Pinto da Costa garante empenho de São Tomé e Príncipe com vista a entrada...




... da Guiné Equatorial na CPLP


No banquete oferecido terça- feira por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo na cidade de Bata, Pinto da Costa, garantiu empenho pessoal para que a Guiné seja o mais breve possível membro de pleno direito da CPLP. Antes realçou a ligação histórica entre os dois países. Guiné Equatorial está ligada ao nacionalismo são-tomense.

A visita de Manuel Pinto da Costa a Guiné Equatorial que começou na terça-feira, se enquadra na política definida pelo Chefe de Estado são-tomense de incremento da cooperação com os parceiros tradicionais de São Tomé e Príncipe, nomeadamente no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP) e da região do Golfo da Guiné.

Guiné Equatorial, país onde em 12 de Julho de 1972, foi fundado o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, é considerado por Pinto da Costa como estando ligado ao nacionalismo são-tomense. «Para além dos aspectos comuns de uma história com mais de 500 anos, ligada aos descobrimentos portugueses e à respectiva colonização não poderia deixar de sublinhar, nesta ocasião, que a Guiné Equatorial ficou para sempre ligada ao nacionalismo são-tomense e a sua luta pela libertação do colonialismo quando em 1972, em Santa Isabel, nasceu o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe», declarou o Chefe de Estado são-tomense.

As declarações de Pinto da Costa foram proferidas num jantar oferecido pelo seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo no amplo salão de recepção do Palácio Presidencial em Bata, a maior cidade do território continental da Guiné Equatorial.

Esta quarta – feira, Pinto da Costa viaja para a ex-ilha de Fernando Pó, hoje designada Malabo, a mesma ilha que alberga e dá nome a capital do país, presidido há mais de duas décadas por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

O Chefe de Estado são-tomense, um dos pioneiros da criação do movimento independentista criado exactamente na actual Malabo, disse ao seu homólogo que o apoio dado pela Guiné Equatorial aos que lutaram pela independência nacional «será sempre motivo de reconhecimento e que o tempo nunca apagará».

Dentre os vários sinais de progresso que a Guiné Equatorial regista, Pinto da Costa realçou a recente realização do campeonato africano de futebol, CAN 2012. «Podemos efectivamente demonstrar que África é uma terra de esperança e de futuro, após ter sido uma terra de sofrimento e de exploração do homem pelo homem». Declaração de Pinto da Costa, que arrancou forte aplauso, no banquete.

Na mesa de honra que para alem do seu homólogo, contou com as presenças do ex-Presidente Fradique de Menezes, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Salvador Ramos, e o Primeiro Ministro da Guiné Equatorial, Pinto da Costa, fixou os olhos em Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, para dizer que os dois países podem se associar como parceiros naturais na implementação de projectos vantajosos nos mais variados domínios desde a economia à cultura.

Defendeu que a região do Golfo da Guiné, onde os dois países assumem posição estratégica, deve ser um espaço de paz e de desenvolvimento. Por isso o combate ao terrorismo, a pirataria, o tráfico de drogas e a protecção do ambiente, devem convergir os esforços dos dois países.

Aplausos ecoaram na sala. A intensidade foi aumentando, e foram mais ruidosos, quando Pinto da Costa, assegurou à Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, o seu empenho pessoal e da República Democrática de São Tomé e Príncipe, em tudo fazer para que a Guiné Equatorial seja o mais breve possível membro de pleno direito da CPLP. «São Tomé e Príncipe continuará a apoiar como tem feito até aqui a pretensão da Guiné Equatorial de pertencer como membro de pleno direito, à CPLP. Posso garantir-lhe Senhor Presidente que poderá contar com o me empenho pessoal no sentido de que sejam criadas as condições para que a Guiné Equatorial se possa tornar o mais rapidamente possível, membro desta comunidade que deve assumir-se cada vez mais como um espaço de solidariedade, desenvolvimento e cooperação ao serviço dos seus povos», garantiu o Chefe de Estado são-tomense.

Aplausos ruidosos, abafaram as palavras do Presidente de São Tomé e Príncipe. Fradique de Menezes ex-Presidente, confirmava com o gesto da cabeça a justeza do discurso do seu sucessor, o ministro dos Negócios Estrangeiros Salvador Ramos, fez o mesmo gesto.

Pinto da Costa que realiza na Guiné-Equatorial a sua segunda visita oficial ao estrangeiro, depois de ter sido investido no cargo em Setembro de 2011, foi recebido de forma calorosa em Bata. Centenas de equato-guinienses e de são-tomenses radicados no país vizinho, saudaram os dois Chefes de Estado que marcharam juntos no meios da multidão.

Os dois Chefes de Estado voltam a se reunir esta quarta – feira, segue-se visita à algumas infra-estruturas da cidade de Bata. Depois Pinto da Costa viaja para a histórica Malabo.

Abel Veiga – Bata / Guiné Equatorial

Sem comentários:

Mais lidas da semana