quinta-feira, 29 de março de 2012

São Tomé e Príncipe: Militantes do maior partido da oposição exigem congresso...



... extraordinário em maio

MYB - Lusa

São Tomé, 29 mar (Lusa) - Os militantes do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido social-democrata (MLSTP-PSD, na oposição) entregaram hoje um pedido de realização de um congresso extraordinário em maio, durante o qual querem afastar o atual presidente do partido, Aurélio Martins.

Os militantes do MLSTP-PSD, na oposição, criaram uma "comissão dinamizadora do congresso extraordinário" e propõem a realização em maio do congresso extraordinário do partido.

A comissão dinamizadora do congresso afirmou ser "vontade profunda dos militantes" a realização do congresso extraordinário, depois de "frustradas todas as tentativas de diálogo para convencer a atual direção a mudar o curso" da situação atual do partido, caracterizada por um avançado grau de desmotivação e de descontentamento dos militantes.

"Preocupados com o partido, os militantes criaram uma comissão dinamizadora com objectivo de levar a cabo um amplo processo de auscultação das estruturas de base, bem como distintas personalidades que dirigiram o partido", disse aos jornalistas, Elsa Pinto, um dos membros da comissão.

"Destes encontros resultou um amplo consenso com vista a convocação, o mais tardar até ao fim de maio, do congresso extraordinário. Paralelamente foram recolhidas assinaturas dos conselheiros e militantes", acrescentou.

A comissão integra, entre outros, Elsa Pinto, antiga ministra da Defesa e candidata às presidenciais de 2011, Guilherme Pósser da Costa, antigo primeiro-ministro, Alcino Pinto, deputado e membro da atual direcção, consideraram que a situação interna do MLSTP-PSD se encontra "num estado de letargia em que é difícil o exercício pleno do direito da oposição, assim como a união efetiva do partido e as suas estruturas".

A comissão exigiu à atual direção do MLSTP-PSD a marcação de um conselho geral para 07 de abril com vista a "devolver a palavra aos conselheiros no que diz respeito à realização do congresso o mais urgente possível".

Sem comentários:

Mais lidas da semana