FPA - Lusa
Nova Deli, 11 abr (Lusa) - Países do sudeste asiático emitiram aleras de tsunami e apelaram às populações que se afastem das zonas costeiras após um sismo de magnitude 8,7 ter sido registado no norte de Samatra, na Indonésia.
Os centros de monitorização dos EUA e da Indonésia emitiram um alerta de tsunami para todo oceano Índico, incluindo a Indonésia, Índia, Sri Lanka, Austrália, Birmânia, Tailândia, Maldivas e outras ilhas do Pacífico, Malásia, Paquistão, Somália, Oman, Irão, Bangladesh, Quénia, África do Sul e Singapura.
Segundo as autoridades norte-americanas, o sismo, que abalou a costa da ilha de Samatra, ocorreu às 15:38 locais (09:38 em Lisboa) a uma profundidade de 33 quilómetros.
A Índia emitiu um alerta máximo de tsunami para as ilhas de Nicobar e Adaman, no oceano índico. "As pessoas devem receber informação para fugir para as zonas altas do interior. Os barcos devem navegar em direção a águas profundas", escreveu o Centro de Alerta Rápido de Tsunamis para a Índia na sua página online.
O centro prevê que as ondas atinjam os 6,3 metros na ilha de Pequeno Nicobar, num arquipélago sob soberania indiana.
Nas zonas costeiras do subcontinente indiano, o centro de alerta recomendou à população que evite praias e planícies costeiras.
Segundo a agência indiana PTI, as autoridades já começaram a evacuar algumas zonas costeiras das regiões subcontinentais de Tamil Nadu, Andhra Pradesh, Kerala, Orissa e Bengala.
O governo do Sri Lanka, por seu lado, informou que as ondas poderiam atingir a costa oriental da ilha às 10:40 TMG (11:40 em Lisboa) e apelou a uma evacuação ordenada da zona costeira.
O centro tailandês de alerta aconselhou as populações costeiras a procurar zonas mais elevadas e a manter-se o mais longe possível da costa, após o sismo ter sido sentido na capital, Banguecoque.
A 26 de dezembro de 2004 um sismo de magnitude 9,2 ao largo de Samatra provocou um tsunami que deixou um rasto de destruição em todo o sudeste asiático, matando cerca de 220 mil pessoas.
No ano passado, um sismo de magnitude 9,0 causou um tsunami e um desastre nuclear no Japão, que mataram cerca de 19 mil pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário