domingo, 22 de abril de 2012

Cabo Verde: PM analisa com Zeinal Bava renegociação de novo contrato...




... de concessão da CV Telecom

JSD - Lusa

Cidade da Praia, 22 abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Cabo Verde dá segunda-feira início ao processo de renegociação do contrato de concessão da CV Telecom com a Portugal Telecom.

Em declarações à agência Lusa, José Maria Neves indicou que "há abertura" da empresa portuguesa, que detém 40 por cento da congénere cabo-verdiana, para a negociação, que se prende com a necessidade de se procederem a "alguns ajustes" face ao fim do monopólio da CV Telecom em Cabo Verde.

Segundo José Maria Neves, o acordo anterior data de 2006 e, nessa altura, Cabo Verde ainda não tinha aberto o setor à concorrência, tendo a respetiva liberalização começado dois anos mais tarde.

"A discussão do contrato de concessão será com a CV Telecom. A PT é uma parceira importante e, nessa qualidade, temos de ver que caminhos, que vias, para reforçar a cooperação entre a PT e a CV Telecom e o Governo de Cabo Verde, designadamente no domínio das Tecnologias Informacionais", afirmou.

"Há o fim do monopólio (da CV Telecom), claramente. Há outras empresas que estão a fazer investimentos, há concorrência e vamos continuar a trabalhar. E há abertura e disponibilidade da PT em reforçar a parceria", acrescentou.

O encontro entre José Maria Neves e o presidente da PT, Zeinal Bava, antecipa a assembleia-geral da empresa cabo-verdiana, marcada para o fim do mês.

José Maria Neves nada adiantou sobre quais são as intenções cabo-verdianas, limitando-se a indicar que pretende negociar um novo contrato de concessão com a PT e negando que tal tenha a ver com a prevista entrada de capitais angolanos na principal concorrente da CV Telecom, a T+.

"Vamos abrir as negociações para reformatar o contrato de concessão. Como é uma negociação, haverá propostas de ambas as partes e haverá a negociação. O nosso interesse é reforçar a competitividade do setor das telecomunicações em Cabo Verde", afirmou.

Fonte governamental adiantou à Lusa que as negociações terão, para já, uma "forte componente técnica" e que só mais tarde, sem precisar qualquer data, é que haverá resultados concretos.

A CV Telecom tem como maior acionista a PT, com 40 por cento, seguida pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) cabo-verdiano, com 37 por cento, e pela Sonangol Cabo Verde, com 5 por cento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana