sábado, 14 de abril de 2012

Comando Militar promete apoio a Missang para sair da Guiné e autoriza emissão de rádios



FP - Lusa

Bissau, 14 abr (Lusa) - O Comando Militar que quinta-feira prendeu o primeiro-ministro e o Presidente da República interino da Guiné-Bissau prometeu hoje colaborar na saída do país dos militares angolanos e deu autorização para a emissão das rádios privadas.

No seu comunicado número 6, o Comando faz referência a uma nota enviada sexta-feira ao Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) pelo chefe da missão angolana (Missang), o general Gildo Carvalho dos Santos, que terá pedido a colaboração do EMGFA para "facilitar a saída da Missang", prevista para hoje.

"O EMGFA vem com efeito manifestar a sua total vontade e disponibilidade em cooperar com a Missang, no sentido de permitir o regresso ordeiro ao país de origem do efetivo militar", e "promete garantir a segurança necessária" da saída da Missang, "do princípio ao fim".

Também segundo o comunicado, os centros comerciais estão autorizados a abrir a partir de hoje, com garantias de segurança da parte do Comando Militar, desde que seja respeitada a ordem de recolha obrigatória a partir das 21:30.

As rádios privadas estão igualmente autorizadas a funcionar nos horários habituais, "bem como a livre circulação dos jornalistas pela cidade de Bissau, no quadro do cumprimento da sua missão de informar a opinião pública nacional e estrangeira, entre outras, sobre a crise político-militar que se vive no país".

Sem comentários:

Mais lidas da semana