sexta-feira, 27 de abril de 2012

Durão Barroso diz que país é exemplo de que vale a pena lutar pelas causas justas



PPF (RBV) - Lusa

Bruxelas, 26 abr (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, recorda num livro lançado na quarta-feira a independência de Timor-Leste como uma "experiência político-diplomática" marcante e "um exemplo de que vale a pena lutar pelas causas justas".

"O processo que levou até à independência emocionou gerações e gerações de portugueses e marcou-me duplamente enquanto português e enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros", comenta o presidente do executivo comunitário no livro "Por Timor -- Memórias de Dez Anos de Independência", coordenado por Sónia Neto, uma das suas atuais conselheiras.

Barroso lembra também o "importante apoio político e financeiro" que Bruxelas tem prestado ao país, reiterando o compromisso de continuar a colaborar no desenvolvimento de Timor-Leste.

Uma "grande paixão" por Timor e um grande apreço pela "coragem e determinação" do povo local motivou Sónia Neto a lançar um livro de testemunhos dos primeiros dez anos de independência de Timor-Leste.

Apresentado em Bruxelas na quarta-feira à noite, a obra "Por Timor -- Memórias de Dez Anos de Independência" reúne contributos de 51 personalidades e foi coordenado por Sónia Neto, ex-funcionária da missão das Nações Unidas no país e, depois, chefe de Gabinete de José Ramos-Horta, quando o atual Presidente da República era ministro dos Negócios Estrangeiros.

O que uniu todos os que contribuíram para o livro, declarou a autora à agência Lusa, foi uma "grande paixão" por Timor-Leste, bem como a preocupação em criar um documento escrito que "ficasse registado para as gerações vindouras e para a comunidade internacional".

Além dos testemunhos de Susilo Bambang Yudhoyono, Presidente da República da Indonésia, de Ramos-Horta, do atual primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e de Taur Matan Ruak, Presidente eleito de Timor-Leste, e do Presidente português Cavaco Silva, o livro tem ainda testemunhos do antigo Presidente da República dos Estados Unidos, Bill Clinton, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Dez anos volvidos sobre a independência do país, Sónia Neto declara-se "muito feliz" com os desenvolvimentos registados em diversas vertentes em Timor-Leste, nomeadamente a nível de direitos humanos e desenvolvimento.

A autora regressará em breve ao país para apresentar a obra, que teve o primeiro lançamento oficial em Bruxelas mas que segue agora para Portugal, onde é na segunda-feira divulgada numa sessão a decorrer no Museu do Oriente, em Lisboa.

A obra "Por Timor -- Memórias de Dez Anos de Independência", inclui também testemunhos dos antigos presidentes de Portugal e de Moçambique, Jorge Sampaio e Joaquim Chissano, respetivamente, bem como dos antigos primeiros-ministros de Timor, de Portugal e da Austrália - Mari Alkatiri, António Guterres e John Howard - e de Luís Amado, Jaime Game e Alexander Downer, antigos ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Austrália.

O livro inclui ainda depoimentos do ex-bispo de Díli, Ximenes Belo, prémio Nobel da paz em 1996, do bispo de Baucau, Basílio do Nascimento, da atual procuradora-geral timorense, e ex-ministra da Justiça Ana Pessoa, do cantor Luís Represas e dos jornalistas da agência Lusa Paulo Nogueira e António Sampaio.

Sem comentários:

Mais lidas da semana