quarta-feira, 25 de abril de 2012

Graça Machel nomeada presidente da Escola de Estudos Orientais e Africanos de Londres



PMA - Lusa

Maputo, 25 abr (Lusa) - A moçambicana Graça Machel, mulher do ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, foi nomeada presidente da Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS), da Universidade de Londres, anunciou hoje o Conselho de Administração da instituição.

Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração da SOAS, Tim Miller, destacou o empenho de Graça Machel, viúva do primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, na defesa dos direitos das crianças e das mulheres, como fatores de peso na escolha para o cargo.

"Este é um momento imensamente orgulhoso da SOAS. A senhora Machel é altamente considerada como uma defensora internacional dos direitos das mulheres e das crianças, e pelo seu trabalho como ativista social e política. As suas realizações fazem dela uma grande inspiração para muitos, incluindo o nosso próprio pessoal e os estudantes", afirmou Tim Miller.

Referindo-se ao cargo, a nomeada elogiou a instituição pela formação de ativistas e líderes na mudança económica, política e social em todo o mundo.

"Estou ansiosa em fazer uma modesta contribuição para o excelente trabalho na SOAS", afirmou Graça Machel, atual presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), uma ONG moçambicana de promoção dos direitos das mulheres e crianças.

Graça Machel, ex-ministra da educação de Moçambique no Governo do seu falecido primeiro marido, Samora Machel, substitui no cargo de presidente da SOAS a baronesa Helena Kennedy, que ocupou o posto nos últimos dez anos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana