quinta-feira, 26 de abril de 2012

GUINÉ-BISSAU DE HOJE… AMANHÃ NÃO SABEMOS




A falta de objetividade e honestidade que é costume percebermos nas organizações internacionais está novamente patente sobre o impasse que verificamos na Guiné-Bissau. Por enquanto não é caso de mortandade mas se fosse acontecia o mesmo. Andavam a reuinir aqui e ali. Uma dúzia de “iluminados” reúne hoje aqui e amanhã acolá sob a égide da OUA, da ONU da CODEO da MARIA, do JOSÉ… da masturbação de uns quantos que nada resolvem ou que muito raramente resolvem alguma coisa.

Esta é a percepção correta da comunidade internacional assistente passiva do que acontece nos vários teatros de instabilidade que não servem aos povos, neste caso ao povo da Guiné-Bissau. Há ainda a CPLP que faz que anda mas se andar… está andar para trás, A fugir, por assim dizer, à sua própria sombra. E andou, e anda, por ali e acolá Paulo Portas… Guerreiro de caneta que nem sabe mudar um aparo. Muito menos encontrar as palavras obvias e de bom senso para dialogar diretamente com os militares revoltosos de Bissau, visando sobretudo a libertação dos legítimos e eleitos representantantes dos guineenses. A fantochada continua. Portugal alinha-se com a farsa internacional e lá se vão reunindo por aqui e por ali. Sofre o povo guineense, sofrem os que estão detidos por razões inverosímeis, sofrem os que gostariam de ver a situação resolvida de uma penada. Ganham os que vão reunindo aqui e ali propalando intenções para povos verem e escutarem… mas disso não passam. Quais comediante beneficiários por via das desgraças dos outros, dos povos. (Redação PG-AV)

Delegação do Comando Militar em Abidjan para cimeira da África Ocidental

Lusa

Bissau, 26 abr (Lusa) - Uma delegação do Comando Militar que tomou o poder na Guiné-Bissau no dia 12 viajou hoje para a Costa do Marfim onde vai participar na cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Em curtas declarações no aeroporto internacional de Bissau, o porta-voz do Comando Militar, tenente-coronel Daba Na Walna, disse que os militares foram convidados para tomarem parte na cimeira hoje em Abidjan, capital da Costa do Marfim.

Daba Na Walna disse que não podia prestar mais declarações porque o avião, um Falcon da República da Costa do Marfim, estava à espera da delegação composta por três elementos do Comando Militar: Daba Na Walna, Sanha Clussé (Chefe do Estado-Maior da Armada) e Celestino de Carvalho (Presidente do Instituto Nacional da Defesa).

Militares trocam diretora-geral por pessoa da sua confiança

Bissau, 26 abr (Lusa) - Os militares que realizaram um golpe de Estado no dia 12 de abril na Guiné-Bissau substituíram a diretora-geral de Viação e Transportes Terrestres por um elemento da sua confiança, afirmou hoje a responsável da instituição.

Lucinda Barbosa Aukirié explicou a agência Lusa que foi contactada na quarta-feira por uma pessoa que se apresentou como sendo do Comando Militar, que lhe disse para entregar as chaves da Direção-geral, mas ela recusou.

"Disse a essa pessoa que não podia entregar as chaves do serviço e nem podia abrir as portas como ele exigia porque as instituições do país não estão a funcionar, porque não existe Governo", disse Barbosa, antiga diretora-geral da Polícia Judiciária.

"A pessoa insistia tanto, ao telefone, até que acabei por lhe dizer que não ia levar as chaves e não ia ao local de serviço onde ele dizia que se encontravam à minha espera. Penso que foi por isso que arrombaram as portas, mudaram as fechaduras da secretária e do meu gabinete", disse Lucinda Barbosa.

Segundo a diretora-geral dos serviços da Viação e Transportes Terrestres, os militares foram ajudados por um funcionário para que conseguissem abrir o cofre da instituição de onde teriam retirado oito milhões de duzentos mil francos CFA (cerca de 12 mil euros) em dinheiro.

Barbosa Aukarié explicou que essa soma era destinada ao pagamento de salários dos funcionários públicos e ainda para garantir o normal funcionamento da instituição. Afirmou ainda que no cofre estariam documentos que têm valor comercial nomeadamente selos e livretes de transportes.

A diretora dos serviços da Viação e Transportes estranha o facto de os militares terem procedido à nomeação de um novo responsável para a instituição.

"Tudo é possível neste país. Agora que é estranho lá isso é. Não se constrói uma casa a partir do telhado. Se não há Governo no país como é que se vai nomear um diretor-geral?", questionou Lucinda Barbosa, frisando que "ouviu dizer" que os militares entregaram as chaves à pessoa que supostamente seria o diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres.

Apesar de a administração pública da Guiné-Bissau estar em greve geral, convocada pelos sindicatos, em protesto contra o golpe de Estado, a Lusa constatou que as portas dos serviços de Viação estão abertas.

Uma fonte próxima do novo responsável, André Deuna, que já ocupou anteriormente estas funções, refutou as acusações de Lucinda Barbosa, explicando que as portas não foram arrombadas e que o dinheiro em questão não foi retirado da instituição.

Foi prometido aos jornalistas esclarecimentos sobre este caso para mais tarde.

MB.

Embaixador norte-americano considera erro acusar Angola no golpe de estado de 12 de abril

Luanda, 26 abr (Lusa) - O embaixador dos Estados Unidos em Angola, Cristopher McMullen, considerou hoje em Luanda ser "um erro" acusar Angola de ser a motivação para o golpe de estado de 12 de abril na Guiné-Bissau.

"É falso. Angola tem jogado um papel muito construtivo e apoiamos completamente este papel", disse o diplomata, que falava aos jornalistas no final de um encontro com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti.

Segundo o embaixador norte-americano, durante o encontro de quase uma hora foram abordadas as situações na Guiné-Bissau, no Mali e no Sudão do Sul.

Cristopher McMullen saudou o papel de Angola nos esforços para o restabelecimento da estabilidade nesses três países africanos.

"Gostaria de saudar sobretudo o ministro Chicoti pelo papel muito forte, central e muito construtivo que ele teve desde esse período de tensão na Guiné-Bissau e também no Sudão", disse o diplomata.

McMullen acrescentou ainda que os Estados Unidos consideram que "Angola teve um papel central (na estabilidade da Guiné-Bissau)", esperando que possam continuar com o mesmo, "quer seja com a CEDEAO seja com a ONU, seja com outro grupo internacional ou regional".

Relativamente à situação no Sudão do Sul, Cristopher McMullen disse ter sido informado sobre a posição da União Africana naquela questão, salientando que os Estados Unidos estão "completamente de acordo com Angola e a UA".

Angola e a UA defendem a necessidade das partes baixarem as tensões para evitar violência, focando as atenções sobre as negociações para encontrar uma solução pacífica.

"Também no Mali, estamos de acordo com a posição de Angola e a UA", sublinhou.

O embaixador norte-americano disse ainda que reiterou ao ministro Georges Chicoti o convite da secretária de Estado norte-americana, Hilary Clinton, para uma visita a Washington.

"Quando ele tiver tempo, porque temos uma convergência muito forte em assuntos como estes e também sobre assuntos internacionais. Seria ótimo se o ministro pudesse visitar Washington para falar com a secretária de Estado e outros funcionários de alto nível sobre as nossas convergências de interesses", salientou.

NME.

Sem comentários:

Mais lidas da semana