segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hong Kong: Chefe do Executivo eleito promete ouvir pontos de vista diferentes após protesto



DM - Lusa

Hong Kong, China, 02 abr (Lusa) - O Chefe do Executivo eleito de Hong Kong, CY Leung, prometeu ouvir diferentes pontos de vista e defender o princípio "um país, dois sistemas", depois da marcha de protesto de domingo que levou às ruas milhares de pessoas.

CY Leung afirmou ainda apreciar os valores básicos da antiga colónia britânica como liberdade de expressão, direitos humanos, democracia e estado de Direito, após milhares de pessoas se terem manifestado contra a alegada interferência de Pequim nos assuntos internos de Hong Kong.

A Frente Civil de Direitos Humanos, que organizou o protesto que seguiu até ao Gabinete de Ligação do Governo Popular Central em Hong Kong, disse que 15 mil pessoas aderiram à iniciativa, enquanto a polícia reviu em baixa o total de participantes para cerca de 5.000.

A marcha surgiu, em parte, em jeito de reação às informações de que elementos do Gabinete de Ligação fizeram 'lobby' pelo apoio a CY Leung na eleição para o Chefe do Executivo, que decorreu no passado dia 25 de março.

Os manifestantes, que gritaram 'slogans', exigindo a Pequim que pare de "interferir" nos assuntos da Região Administrativa Especial, foram vigiados de perto pela polícia que esteve em força a seguir de perto os seus passos.

A polícia chegou mesmo a lançar gás pimenta na sequência de um confronto com os manifestantes e na tentativa de os dispersar e impedir que se aproximassem da entrada do complexo do Gabinete de Ligação, de acordo com relatos citados hoje pela imprensa local.

Alguns manifestantes queimaram bandeiras da Região Administrativa Especial.

Sem comentários:

Mais lidas da semana