domingo, 29 de abril de 2012

Militares e políticos procuram em Banjul saída para a crise na Guiné-Bissau



FP – Lusa, com foto

Bissau, 29 abr (Lusa) - Representantes do Comando Militar que derrubou o governo da Guiné-Bissau e partidos políticos estão hoje reunidos na Gâmbia para tentar encontrar uma solução para a crise guineense gerada pelo golpe de Estado de 12 de abril.

A reunião, a convite do Presidente da República da Gâmbia (Yahya Jammeh), que mandou o seu avião a Bissau para transportar os diversos responsáveis, junta também elementos da sociedade civil e da igreja católica.

Alguns dos participantes contactados pela Lusa disseram que a reunião, sem agenda divulgada e sem data para terminar, pode durar dias e manifestaram-se otimistas quanto a resultados.

Na quinta-feira, em cimeira realizada na Costa do Marfim, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), foi nomeado um grupo de países para coordenar as decisões saídas do encontro de chefes de Estado e de governo, entre elas o envio de uma força militar para a Guiné-Bissau e a entrega do poder aos políticos.

A Gâmbia faz parte desse grupo, em conjunto com a Nigéria, o Benim, Cabo Verde, Guiné-Conacri, Senegal e Togo.

Na reunião de hoje em Banjul participa o PAIGC, o maior partido da Guiné-Bissau e que até agora se tem recusado a participar em reuniões com outros partidos ou com o Comando Militar.

Sem comentários:

Mais lidas da semana