terça-feira, 24 de abril de 2012

Moçambique: Central sindical denuncia despedimento de 30 sindicalistas em 2011



PMA - Lusa

Maputo, 24 abr (Lusa) - A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos - Central Sindical (OTM-CS), a principal central do país, denunciou hoje o despedimento de 30 dirigentes sindicais e trabalhadores de diversas empresas em 2011 como represália por exigirem direitos laborais.

Falando no lançamento das comemorações do 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, o secretário-geral da OTM-CS, Alexandre Munguambe, afirmou que, em várias empresas moçambicanas, o patronato recorre à intimidação e à prepotência para silenciar os trabalhadores.

"Em muitas empresas, as entidades empregadoras não valorizam a negociação coletiva, não respondem às propostas submetidas pelos comités sindicais, chegando até a intimidar e despedir os sindicalistas mais ativos", acusou Alexandre Munguambe.

Os 30 trabalhadores despedidos em 2010 trabalhavam nos setores da indústria alimentar e hotelaria, bem como no comércio na capital do país, acrescentou o secretário-geral da OTM-CS.

Qualificando estes despedimentos como "flagrante violação dos direitos dos trabalhadores", o líder sindical afirmou que a sua organização está a trabalhar com o Ministério do Trabalho, para a reposição dos direitos dos trabalhadores lesados pela medida.

Segundo Alexandre Munguambe, a situação traduz o desprezo das entidades patronais pelo diálogo e negociação laborais, uma falha que está na origem das más condições salariais e de trabalho que persistem em muitas empresas.

Muitas empresas, acusou o secretário-geral da OTM-CS, limitam-se a pagar o salário mínimo fixado pelo Governo, rejeitando negociações para a elevação do ordenado, apesar de os parceiros sociais do setor do trabalho orientarem as empresas a encarar o salário mínimo apenas como uma referência.

Sem comentários:

Mais lidas da semana