terça-feira, 24 de abril de 2012

Presidente e MNE de Cabo Verde participam na cimeira extraordinária da CEDEAO



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 24 abr (Lusa) - O Presidente e o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde participam na quinta-feira em Abidjan (Costa do Marfim) na cimeira extraordinária da CEDEAO sobre a Guiné-Bissau, onde desde 12 deste mês um comando militar tomou o poder.

Segundo a página oficial da Presidência de República no Facebook, Jorge Carlos Fonseca, acompanhado por Jorge Borges, garante que tudo fará para haver "decisões adequadas, justas e eficazes" na cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a situação na Guiné-Bissau.

Cabo Verde juntou, desde a primeira hora, a voz de "firme condenação" do golpe de Estado à da comunidade internacional, com as Nações Unidas e União Europeia (UE) a ameaçarem com sanções personalizadas ou individuais caso os golpistas se recusem a repor a normalidade constitucional e a libertarem os dirigentes detidos desde então.

Entre eles figuram o Presidente interino, Raimundo Pereira, bem como Carlos Gomes Júnior, candidato presidencial vencedor da primeira volta das eleições presidenciais de 18 de março, primeiro-ministro até então e líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

No fim de semana, Jorge Borges foi portador de uma mensagem de Jorge Carlos Fonseca ao novo Presidente do Senegal, Macky Sall, cujo conteúdo não foi revelado.

Fonte diplomática cabo-verdiana disse entretanto à agência Lusa que Macky Sall, na audiência a Jorge Borges, se mostrou "bastante preocupado" com a crise na Guiné-Bissau, país com quem tem fronteira, juntando no rol das preocupações a situação pós-golpe no vizinho Mali.

Segundo a mesma fonte, no encontro foi debatida também a questão da necessidade de uma maior aproximação de posições entre a CEDEAO e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sobretudo depois de os "oito" terem sido arredados das conversações com o Comando Militar golpista.

Sem comentários:

Mais lidas da semana