quarta-feira, 4 de abril de 2012

Moçambique: Distribuição da água potável nas cidades passa a gestão privada



MMT - Lusa

Maputo, 04 abr (Lusa) - A distribuição da água potável nas cidades moçambicanas passará, brevemente, à gestão privada, cabendo ao organismo anteriormente responsável, Fundo de Investimento e Património do Estado (FIPAG), o papel de financiar e gerir o património público.

A medida foi tomada pelo conselho de ministros de terça-feira, anunciou aos jornalistas o porta-voz do governo moçambicano, Alberto Nkutumula.

No âmbito da decisão, o FIPAG passa a desempenhar o papel de financiador e gestor do património de abastecimento de água, libertando-se da tarefa que, atualmente, também garante a distribuição de água.

O FIPAG detém 73 por cento da participação na empresa Águas de Moçambique, anteriormente sob gestão da Águas de Portugal, que cedeu as suas ações no ano passado, deixando 13,4 milhões de euros de prejuízos e dívida.

"Entendemos que não é vocação do FIPAG estar a distribuir água. O FIPAG está para gerir o património", disse Alberto Nkutumula.

"Assim esta instituição deixa de estar a fazer duplo trabalho de gestão de património e distribuição de água. Passando a distribuição da água para o setor privado, passamos a ter mais postos de trabalho para os moçambicanos", considerou o porta-voz do conselho de ministros.

Leia mais sobre Moçambique - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana