segunda-feira, 23 de abril de 2012

Moçambique: Governo anuncia elaboração de roteiro para a economia verde



PMA - Lusa

Maputo, 23 abr (Lusa) - O Ministério para a Coordenação da Ação Ambiental de Moçambique anunciou hoje a elaboração de um roteiro para a aplicação de uma economia verde no país, que irá impor diretrizes nos setores da agricultura, energia e urbanismo.

Falando na Conferência Sub-Regional sobre Economia Verde em Moçambique, a ministra para a Coordenação da Ação Ambiental, disse que o roteiro vai presidir ao processo de planificação e tomada de decisão nos diversos setores de atividade no país, de modo a que Moçambique se desenvolva de forma ambientalmente sustentável.

"A escolha da agricultura surge pelo facto de este sector ser o que dinamiza o desenvolvimento nacional. Energia, porque o país tem um potencial de fontes renováveis de energia que, exploradas, poderão contribuir para a captação de divisas. Cidades, porque a maioria da população vive nas zonas rurais, mas tende a migrar para as zonas urbanas", afirmou Alcinda Abreu.

A ministra moçambicana assinalou que a conferência é uma oportunidade para o estabelecimento de parcerias no domínio do ambiente ao nível da região da África Austral, tendo em conta que a questão ambiental esbate os limites físicos das fronteiras nacionais.

Alcinda Abreu considerou que o desenvolvimento sustentável do leste africano, região onde se situa o país, estará condicionado pela melhor gestão dos recursos naturais, atendendo a que as economias da região são muito dependentes dos recursos naturais.

Moçambique, defendeu a ministra, tem alcançado progressos no cumprimento das decisões tomadas nas cimeiras internacionais sobre o ambiente, tendo implementado diversas iniciativas ligadas ao setor.

Sem comentários:

Mais lidas da semana