quarta-feira, 25 de abril de 2012

PCP DIZ QUE CAVACO FUGIU AOS REAIS PROBLEMAS DO PAÍS



Jornal de Notícias

O secretário-geral do PCP acusou esta quarta-feira o presidente da República de passar ao lado dos reais problemas nacionais como "um gato sobre brasas" ao falar de "pequenos sucessos", mas omitindo as consequências do acordo com a 'troika'.

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas no final da sessão solene comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República, depois de ser interrogado sobre o teor do discurso proferido pelo chefe de Estado, Cavaco Silva.

"O grande registo a fazer é que o presidente da República procurou valorizar os pequenos sucessos, o que é sempre meritório, mas omitiu e recusou os grandes problemas do país e as suas causas, particularmente no que respeita ao pacto de agressão ([acordo celebrado por Portugal com a 'troika'). Creio que o presidente da República falou do cisco e esqueceu o elefante. Passou como gato sobre brasas em relação aos problemas, fugindo às causas, às responsabilidades e às verdadeiras soluções", sustentou o secretário-geral do PCP.

Para Jerónimo de Sousa, o presidente da República deveria ter centrado o seu discurso "na realidade que vivemos".

"Este caminho já provou que leva Portugal ao afundamento e o presidente da República limitou-se a falar num esforço promocional deste ou daquele pequeno sucesso. O presidente da República fugiu às grandes questões nacionais", salientou o líder dos comunistas.

Segundo Jerónimo de Sousa, Cavaco Silva optou por este estilo de discurso "porque está comprometido com a política e com as orientações das medidas que resultam do pacto da agressão".

"Devido à sua identificação com as políticas seguidas, para não cair em contradição, o presidente da República não falou nos reais problemas para valorizar pequenos aspetos. O presidente da República não fez um discurso à altura das aspirações de Abril", acusou Jerónimo de Sousa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana