quinta-feira, 19 de abril de 2012

Porto: Detenções e um jovem ferido no cerco à escola do Alto da Fontinha




Jornal de Notícias – Foto José Carmo/Global Imagens

A polícia cercou, esta manhã de quinta-feira, o quarteirão do Alto da Fontinha, no Porto, numa operação para desalojar os activistas do movimento Es.Col.A. População e ativistas envolveram-se em confrontos com as forças de segurança e um jovem de 20 anos foi atingido por um "taser" da polícia e há, pelo menos, dois detidos, soube o JN no local.

Neste momento, ativistas e população começam a dispersar e dirigem-se para a Câmara Municipal do Porto, para protestarem contra o despejo.

Toda a zona da Fontinha, no Porto, esteve cercada pela polícia, que iniciou a operação de despejo da antiga escola primária do Alto da Fontinha, cerca das 10 horas.

Assim que chegaram ao local para proceder ao despejo da escola, a população saiu em defesa dos ativistas. "Houve confrontos entre a população local e as forças de segurança", explicou Nádia Leal, uma moradora, ao JN.

Um jovem de 20 anos foi atingido por um "taser" da polícia, soube o JN. E, segundo a página do Facebook do movimento Artigo 21.º, "há, pelo menos, duas detenções até ao momento".

"Estão aqui 20 carrinhas da polícia, vários carros e um cordão policial. O bairro está todo cercado. O despejo está a ser feito de forma violenta: uma moradora disse-me que estavam a bater nas pessoas", afirmou Ana Afonso, do coletivo Es.Col.A, que está do lado de fora do cordão policial e ainda não conseguiu contactar os membros da associação que se encontravam no interior do edifício.

O movimento Es.Col.A ocupou a escola do Alto da Fontinha em Abril de 2011 e tinha até ao dia 12 para abandonar as instalações, segundo um acordo assinado com a Câmara Municipal do Porto.

Diversos utilizadores estão a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos via redes sociais. No Twitter, a hashtag #Fontinha já lidera o top de hashtags mais utilizadas em Portugal.

(Em atualização)

*Se tem fotos ou vídeos dos incidentes envie para informa@jn.pt .

Relacionado em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana