quarta-feira, 4 de abril de 2012

Portugal: Miguel Macedo diz que intervenção da PSP na manifestação foi "legítima"



Jornal de Notícias

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse esta quarta-feira que a PSP atuou de forma "legítima" durante a manifestação de 22 de março no Chiado, em Lisboa, tendo sido "forçada" a intervir para repor a ordem pública.

"Não houve uma intervenção gratuita no Chiado", disse Miguel Macedo aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, numa audição pedida pelo BE para explicar a atuação policial durante a manifestação de 22 de março.

O ministro da Administração Interna adiantou que "só depois de estar instalada uma situação de desordem pública" e dos manifestantes terem "provocado" e "praticado agressões aos agentes de autoridade" é que a polícia interveio.

"Quando foi forçada a intervir fê-lo de forma legítima em reação às agressões e para repor a ordem pública", sustentou, acrescentando que foi uma ação "nos termos da lei".

Destacando a atividade da polícia nos últimos anos, Miguel Macedo salientou que "não é o excesso de um, dois, três ou quatro agentes, que tiveram um comportamento desadequado que deve desmerecer o comportamento da PSP".

Nesse sentido, referiu que os procedimentos "menos corretos" por parte dos polícias serão apurados e responsabilizados.

Miguel Macedo esclareceu ainda que os acontecimentos no Chiado surgiram numa manifestação que nada teve a ver com o desfile organizado pela central sindical CGTP.

Segundo o ministro, a manifestação da CGTP decorreu sem incidentes.

A deputada Cecília Honório, do Bloco de Esquerda, considerou que o relatório da IGAI levanta "mais dúvidas" do que aquelas que tinha inicialmente.

Leia mais em Jornal de Notícias

Opinião Página Global

Tínhamos referido antes, aqui, que o IGAI com este relatório ia fazer mais do mesmo e tomar em consideração apenas e só os flagrantes em imagens no que dizia respeito aos jornalistas. É ainda referido no relatório que vão investigar as razões por que a polícia agrediu uma senhora que por isso se estatelou no chão (porque existe a imagem chocante). Evidentemente que sobre a ocorrência com a senhora atirada ao chão o IGAI vai apurar que a polícia fez aquilo “sem querer”.

Mesmo assim, quanto ao jornalista da Lusa (cabeça partida etc.) ainda vão investigar melhor. Prosápia e descaramento do Macedónico da PSP - Polícia de Segurança do Passos. Parece que a agressão à fotojornalista da AFP é que cobrou e quebrou a negação à ilibação dos monstros, ou monstro fardado de polícia. Afinal do que é que todos estavam à espera que o relatório relatasse e trouxesse concluído? Acaso os portugueses sabem que fome e porrada é lema do governo do Bando de Mentirosos? Não? Pois então devem ser de compreensão lenta. É que no governo de Cavaco também foi assim. É uma tradição PSD sempre que se governa, perdão, sempre que é governo. (Redação – HS)

Sem comentários:

Mais lidas da semana