terça-feira, 10 de abril de 2012

Portugal: “O despesismo do Estado e das empresas públicas continua”



Económico

Mário Soares acusa o Governo de continuar a engordar “as gorduras do Estado”

O antigo presidente da República escreve hoje no seu habitual artigo de opinião no Diário de Notícias que "o despesismo do Estado e das empresas públicas continua". E acusa mesmo o Governo de continuar a engordar o Estado. "Note--se que o PSD teve como tema da última campanha cortar "nas gorduras do Estado". Ora parece, paradoxalmente, até ter vindo a engordar...", assim, escreve Mário Soares "não admira que o descontentamento aumente e o Governo perca credibilidade".

"Dos grandes "buracos" fala-se pouco e dos casos escandalosos também não. Os responsáveis estão impunes. Tudo continua por esclarecer... Para onde tem ido o dinheiro que o Estado já recebeu? Não se sabe", sublinha o histórico socialista.

No mesmo artigo de opinião Mário Soares aponta o dedo a vários erros cometidos pelo Governo português em quase um ano de mandato. "Seja como for, o Governo, um ano após a sua constituição, cometeu, desde o início, erros graves: o primeiro foi autoproclamar-se "discípulo exemplar" da chanceler Merkel; e o segundo, foi o Governo não só se mostrar subserviente à troika, como mesmo dizer que em relação aos cortes propostos a queria ultrapassar. Para quê? Acresce que, como foi avisado, a austeridade, por si só, não leva a parte alguma. Que não seja: mais recessão, mais desemprego e maior destruição do Estado Social".

"Os cortes têm atingido gravemente os mais desfavorecidos e a classe média, em via de empobrecimento. Mas os mais favorecidos não são atingidos. E, apesar de a ministra da Justiça prometer punir - e bem - o enriquecimento ilícito, nada se fez por enquanto. O desemprego subiu a 15% e, quanto ao desemprego jovem, já atingiu os 35%, pedindo aos jovens doutorados e mestrandos, quase todos com grande qualidade - pasme-se! -, para emigrarem...", escreve o ex-Presidente da República.

Sem comentários:

Mais lidas da semana