segunda-feira, 9 de abril de 2012

São Tomé: MLSTP/PSD reúne Conselho Nacional para decidir data do congresso



MYB - Lusa

São Tomé, 09 abr (Lusa) - O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social-democrata (MLSTP/PSD, oposição) reúne o Conselho Nacional para decidir a data do congresso extraordinário, anunciou o seu presidente, Aurélio Martins.

"Antes deste Conselho Nacional, a Comissão Política Nacional deverá reunir-se para aprovar a respetiva agenda, nomeadamente a data, os termos de referência do Congresso, as comissões de trabalho, bem como os seus integrantes", referiu ainda o líder dos sociais-democratas.

A 29 de março, um grupo de responsáveis e militantes do partido remeteram à atual direção um abaixo-assinado exigindo a realização em maio de um congresso extraordinário para afastar Aurélio Martins da direção do MLSTP.

Criaram uma "comissão dinamizadora do congresso extraordinário", justificando que a realização do conclave corresponde à "vontade profunda dos militantes" que se sentem "frustrados com todas as tentativas de diálogo para convencer a atual direção a mudar o curso do estado atual do partido, caraterizado por um avançado grau de desmotivação e de descontentamento dos militantes".

"Gostaria de vos anunciar que conseguimos forjar um amplo entendimento sobre a necessidade do congresso extraordinário realizar-se, dentro de um prazo razoável e tendo em conta os procedimentos estatutários e de ordem logística, ou seja, ainda neste semestre", disse o presidente dos sociais-democratas.

Propõe ainda que para defender "unidade e coesão interna tão indispensáveis", os vários grupos internos devem trabalhar para a obtenção de "um consenso" em torno de uma candidatura única "congregadora e inclusiva" para que no final do Congresso o partido esteja de facto unido.

Eleito no congresso de 15 de janeiro de 2011, o líder do principal partido da oposição afirma que não se recandidatará, alegando que "coloca o MLSTP/PSD e o país acima de outras ambições".

"Disponibilizo-me, apenas e unicamente, a dialogar com todos e de espírito aberto, sem ressentimentos, para que poss6amos encontrar uma liderança inclusiva, politicamente ativa e que possa construir uma sólida e verdadeira alternância democrática perante o olhar atento e avaliativo do nosso Povo", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana