sábado, 21 de abril de 2012

TAUR MATAN RUAK NOVO PRESIDENTE DE TIMOR-LESTE




Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste – Rádio Monsanto

O ex-Chefe das Forças Armadas Timorenses, Taur Matan Ruak, foi eleito Presidente da República de Timor-Leste.

Taur Matan Ruak conquistou 61,23% dos votos, ao passo que o seu adversário, o ex-Presidente do Parlamento Francisco Lu Olo Guterres (apoiado pela histórica Fretilin – Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente) se ficou pelos 38,77% dos votos.

O novo Presidente de Timor-Leste acredita que conseguirá aplicar na política a "transição bem sucedida" que concretizou nas Forças Armadas.

O General e antigo Chefe das Forças Armadas de Timor-Leste, com 56 anos de idade, quer ser um exemplo para os mais novos. "Acredito nos jovens que estão aqui", afirmou aquando do anúncio da sua candidatura às Presidenciais, que acabou por vencer agora, à segunda volta, contra Francisco Lu Olo Guterres e de ter destronado, na primeira volta, o Presidente em funções, José Ramos-Horta.

Na mesma altura, o ex-Chefe das Forças Armadas disse que recebeu três pedidos dos cidadãos timorenses para o futuro: prosperidade, grandes mudanças e transição geracional. Também lhe pediram um "programa estratégico com grandes linhas de orientação" visando o desenvolvimento do país nos próximos 20 anos e uma liderança forte, que inspire os timorenses e contribua para "prestigiar o povo".

Taur Matan Ruak, (dois olhos vivos), nome de guerra de José Maria de Vasconcelos, líder da ala militar da Resistência na fase final da ocupação, Chefe do Estado-Maior até Setembro do ano passado, contou também com o seu prestígio militar. Na campanha manifestou-se – tal como Lu-Olo – preocupado com a corrupção e os sinais exteriores de riqueza, que pretende ver investigados, e defendeu o serviço militar obrigatório para os jovens com mais de 18 anos.

Ramos Horta, reuniu-se já com o Presidente eleito Taur Matan Ruak para discutirem a tomada de posse, agenda para o dia 20 de Maio.

Ramos Horta está pronto para colaborar com o novo Presidente Taur, que diz “ir fazer os possíveis para estar à altura do Presidente cessante”.

A Associação de Órfãos e Viúvas da Resistência, solicitou já ao novo Presidente o melhor apoio e exorta todos os líderes da sociedade a reunirem-se em torno de Taur.

“Crescendo” o programa de música da Rádio e Televisão de Timor-Leste vai organizar uma noite musical em memória de Francisco Xavier do Amaral (que, também, era candidato à Presidência, entretanto falecido), com artistas timorenses e terá lugar nas instalações da RTTL.

A 7 de Julho os timorenses vão novamente às urnas eleger um novo Parlamento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana