terça-feira, 17 de abril de 2012

Taur Matan Ruak só faz declarações depois de CNE confirmar resultados provisórios


MSE - Lusa

Díli, 17 abr (Lusa) - O porta-voz de Taur Matan Ruak, vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de Timor-Leste, disse hoje que o candidato só fará uma declaração depois de os resultados provisórios serem confirmados pela Comissão Nacional de Eleições.

"Estamos felizes com o resultado provisório. É um sinal muito forte de que Taur Matan Ruak vai ser o Presidente da República. Estamos à espera dos resultados confirmados pela Comissão Nacional de Eleições e depois fazemos declarações", afirmou Fidélis Magalhães em Taibesse, Díli, em conferência de imprensa.

Segundo Fidélis Magalhães, o mais importante é "manter a calma".

"Felicitamos o candidato Lu Olo. É uma grande figura para o nosso país, um grande modelo para todos os timorenses. Foi um privilégio fazer uma competição democrática com Francisco Guterres Lu Olo", disse, destacando que as eleições correm bem sem problemas e violência.

Os resultados provisórios distritais divulgados hoje pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral dão a vitória na segunda volta das eleições presidenciais ao general Taur Matan Ruak com 61,23 por cento.

Francisco Guterres Lu Olo obteve 38,77 por cento.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai agora analisar 103 (0,02%) votos reclamados e outras reclamações, tendo para isso um período de 72 horas.

O STAE, que terminou o apuramento provisório distrital antes do período de 72 horas que dispunha, já começou a entregar à CNE as atas eleitorais, que depois de confirmadas serão enviadas para o Supremo Tribunal de Recurso, que declara os resultados oficiais.

Taur Matan Ruak, o homem das transições

Díli, 17 abr (Lusa) - O novo Presidente de Timor-Leste acredita que conseguirá replicar na política a "transição bem sucedida" que conduziu nas Forças Armadas e não deixará que o país se descontrole, como aconteceu na Guiné-Bissau.

O general e antigo chefe das Forças Armadas de Timor-Leste, 56 anos, quer ser um exemplo para os mais novos. "Acredito nos jovens que estão aqui", afirmou, a 08 de fevereiro, após anunciar a sua candidatura às presidenciais, que acaba de vencer à segunda volta contra outro antigo guerrilheiro, Francisco Lu Olo Guterres, apoiado pela Fretilin, e de ter destronado, na primeira volta, o Presidente em funções, José Ramos-Horta, Nobel da Paz em 1996.

Na mesma altura, o ex-chefe das Forças Armadas disse que recebeu três pedidos dos cidadãos timorenses para o futuro: prosperidade, grandes mudanças e transição geracional. Também lhe pediram um "pensamento estratégico com grandes linhas de orientação" para o desenvolvimento do país nos próximos 20 anos e uma liderança forte, que inspire os timorenses e contribua para "prestigiar o povo".

Sem comentários:

Mais lidas da semana