terça-feira, 17 de abril de 2012

Timor-Leste/Eleições: Díli sem festejos após anúncio da vitória de Matan Ruak



MSE - Lusa

Díli, 17 abr (Lusa) - A vitória do candidato Taur Matan Ruak na segunda volta das eleições presidenciais de Timor-Leste ainda não começou a ser festejada pelos seus apoiantes em Díli, capital do país, onde reinou durante o dia a calma.

Os resultados provisórios distritais da segunda volta das presidenciais divulgados hoje pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral de Timor-Leste (STAE) indicam que o candidato Taur Matan Ruak obteve 61,23 por cento dos votos e Francisco Guterres Lu Olo 38,77 por cento.

Durante o dia, a cidade permaneceu calma sem qualquer tipo de festejo, limitando-se a candidatura vencedora da segunda volta das presidenciais a dar uma conferência de imprensa.

Segundo o porta-voz da candidatura, Fidélis Magalhães, Taur Matan Ruak, que foi apoiado nas eleições pelo Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, só fará declarações após os resultados finais provisórios serem confirmados pela Comissão Nacional de Eleições.

Na sede da candidatura do ex-chefe das Forças Armadas, em Taibesse, Díli, estavam algumas dezenas de pessoas, maioritariamente homens, mas nem ali havia festejos.

Numa outra zona da cidade, no bairro Delta, a sede de candidatura de Francisco Guterres Lu Olo estava encerrada.

A sede da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), partido que apoia o candidato Francisco Guterres Lu Olo, em Comoro, também estava sem grandes movimentações e apenas com algumas pessoas.

A agência Lusa tentou durante todo o dia de hoje obter uma reação da candidatura de Francisco Guterres Lu Olo aos resultados provisórios, mas, até ao momento, sem sucesso.

Fontes policiais contactadas pela Lusa disseram que a situação está normal em todo o país.

O STAE, que terminou o apuramento provisório distrital antes do período de 72 horas de que dispunha, já começou a entregar à CNE as atas eleitorais, que depois de confirmadas serão enviadas para o Supremo Tribunal de Recurso, que declara os resultados oficiais.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai também analisar 103 (0,02%) votos reclamados e outras queixas, tendo para isso um período de 72 horas.

Fretilin continua a ser incontornável no futuro governo e parlamento - PR

Díli, 17 abr (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje que os resultados provisórios das presidenciais de segunda-feira revelam que a Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente) vai continuar a ser incontornável no futuro governo e parlamento do país.

"Pelo resultado das presidenciais, parece-me que a Fretilin vai continuar a ser incontornável no futuro parlamento, no futuro governo, provavelmente mais do que em 2007. Portanto, a Fretilin não deve ficar excessivamente desapontada porque o resultado foi bom", afirmou à agência Lusa José Ramos-Horta.

Os resultados provisórios distritais divulgados hoje pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral dão a vitória na segunda volta das eleições presidenciais ao general Taur Matan Ruak com 61,23 por cento.

PR felicita timorenses e candidatos que participaram na segunda volta das presidenciais

Díli, 17 abr (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, felicitou hoje o povo e os candidatos que participaram na segunda volta das eleições presidenciais de segunda-feira, ganhas pelo ex-chefe das Forças Armadas Taur Matan Ruak.

Os resultados provisórios distritais divulgados hoje pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral dão a vitória na segunda volta das eleições presidenciais ao general Taur Matan Ruak com 61,23 por cento.

Francisco Guterres Lu Olo obteve 38,77 por cento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana