quarta-feira, 11 de abril de 2012

Timor-Leste: CARAVANA ELEITORAL DE TAUR MATAN RUAK APEDREJADA



MSE - Lusa

Díli, 11 abr (Lusa) - A candidatura de Taur Matan Ruak à segunda volta das eleições presidenciais de Timor-Leste, marcadas para segunda-feira, denunciou hoje ataques com pedras contra uma coluna de viaturas de apoiantes do ex-chefe das Forças Armadas timorenses.

"No dia 09 de abril, em rota para Ermera a caravana de Taur Matan Ruak foi apedrejada perto de Nunutali. Na rota de Ermera para Remexio, Aileu, o comboio foi novamente apedrejado", diz um comunicado da candidatura, que refere que uma apoiante ficou ferida.

"Estes incidentes estão a tornar-se cada vez mais e mais organizados,  sistemáticos e com ameaças, intimidações, esporádicos ataques contra apoiantes de Taur Matan Ruak estão mais intensos. Estas ações são antidemocráticas", refere o documento.

A candidatura de Matan Ruak adianta ainda que enviou cartas ao major-general Lere Anan Timur, chefe das Forças Armadas timorenses e ao chefe de Estado do país, José Ramos-Horta, a pedir para clarificarem uma foto que está a circular e que os mostra junto com o candidato Francisco Guterres Lu Olo.

A candidatura de Taur Matan Ruak acusa os apoiantes e Lu Olo de usarem a fotografia na campanha eleitoral.

O documento salienta também que Taur Matan Ruak continua a apelar aos timorenses para que as eleições decorram em paz e sem violência e para não prestarem atenção a rumores e informação falsa.

A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais termina na sexta-feira.

Disputam a segunda volta, Francisco Guterres Lu Olo, candidato apoiado pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), e Taur Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas apoiado pelo Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Opinião Página Global

Felizmente que a campanha eleitoral termina dentro de dois dias e que nesse aspeto a violência expressiva das pedradas cobardes vai perder os objetivos. Acabam-se as caravanas (a que chamam comboios). Pelo menos as caravanas eleitorais.
Os responsáveis da campanha eleitoral da candidatura de Taur Matan Ruak deixam perceber que os arremessadores das pedras são afetos à Fretilin, à campanha do candidato Lu Olo. Provavelmente têm razão, apesar de estúpido. Mas também cobra razão o facto de tal atitude não servir absolutamente nada à Fretilin nem a Lu Olo, antes pelo contrário, prejudica. Daí não serem afetos àquela força política.

Atendendo a que é possível existirem indivíduos que podem não ser da Fretilin ou tão pouco da campanha de Lu Olo quem serão?  Atendendo que estão a prejudicar a imagem de Lu Olo podemos considerar que estes indivíduos se forem simpatizantes de Lu Olo ou da Fretin estão a prestar um mau serviço a quem julgam apoiar… e são estúpidos, há que dizê-lo. Então quem são e a quem servem? Fazem-no por simples desporto? E logo em direção à caravana de Taur? Afinal esta ação serve à campanha de Taur para se vitimar e talvez daí cobrar mais alguns votos. Tudo é possível, de nada há certeza neste caso. Há, decerto que Taur Matan Ruak não aprovaria tal ação se lhe fosse proposto. Pode é acontecer que Taur já esteja a ser vítima dos métodos usados por certos e incertos a quem se aliou. Assim como se for eleito PR poderá ver acontecer determinadas coisas que não deseja e a que é estranho… mas lá terá de se calar… Oxalá que não.

Positivo. Positivo foi como esta campanha decorreu. Lá porque ocorreram umas quantas “coisas estranhas” a paz não foi perturbada de modo a não devermos enaltecer o povo timorense. Espantoso que apesar de tantos traumas, de tantos sofrimentos, de tanta roubalheira de que está a ser vítima pelos mafiosos nos poderes… E aquele povo usa de sabedoria e tudo faz para aprender e festejar a democracia. Merece mesmo que sejam eleitos justos e democratas cidadãos para ocupar esses poderes e não jagunços ao serviço de interesses estrangeiros ou deles próprios. Que o PR eleito saiba defender os interesses deste povo sofredor é o mínimo que podemos desejar.

Importante: Não esqueçam que Taur é candidato de Xanana. Começou por negar, mas afinal… Está mais que provado. Se for eleito PR a fatura já está à espera. (Redação PG – AV)

Sem comentários:

Mais lidas da semana