quarta-feira, 25 de abril de 2012

Timor-Leste: Livro de testemunhos assinala décimo aniversário do país



RBV - Lusa

Lisboa, 24 abr (Lusa) -- Uma conselheira do presidente da Comissão Europeia lança, na quarta-feira, um livro de testemunhos dos primeiros dez anos de independência de Timor-Leste, marcando o 10.º aniversário do primeiro país a nascer no século XXI.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso apresenta, em Bruxelas, a obra de Sónia Neto, uma edição da autora, que, em Timor-Leste, foi primeiro funcionária da missão das Nações Unidas e, depois, chefe de Gabinete de José Ramos-Horta, quando o atual Presidente da República era ministro dos Negócios Estrangeiros.

No lançamento em Bruxelas, que decorre no âmbito do dia de Timor-Leste no Parlamento Europeu, iniciativa do eurodeputado do CDS-PP, Diogo Feio, deverão também marcar presença Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, e Zacarias da Costa, ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

Para além dos testemunhos de Susilo Bambang Yudhoyono, Presidente da República da Indonésia, de Ramos-Horta, do atual primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e de Taur Matan Ruak, Presidente eleito de Timor-Leste e do Presidente português Cavaco Silva, o livro tem ainda testemunhos do antigo Presidente da República dos Estados Unidos, Bill Clinton, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

"Nunca tinha visto um país fazer-se, nem sabia como se fazia. Faltava tudo em Timor. Mas como em todos os destinos que se adivinham livres, não faltava determinação, esperança, nem fé", diz Sónia Neto, no livro.

A obra "Por Timor -- Memórias de Dez Anos de Independência", inclui também testemunhos dos antigos presidentes de Portugal e de Moçambique, Jorge Sampaio e Joaquim Chissano, respetivamente, bem como dos antigos primeiros-ministros de Timor, de Portugal e da Austrália - Mari Alkatiri, António Guterres e John Howard - e de Luís Amado, Jaime Game e Alexander Downer, antigos ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Austrália.

O livro inclui ainda depoimentos do ex-bispo de Díli, Ximenes Belo, prémio Nobel da paz em 1996, do bispo de Baucau, Basílio do Nascimento, da atual procuradora-geral timorense, e ex-ministra da Justiça Ana Pessoa, do cantor Luís Represas e dos jornalistas da agência Lusa Paulo Nogueira e António Sampaio.

Timor-Leste assinala a 20 de maio o décimo aniversário da restauração da independência, após uma consulta popular realizada em 1999 ter libertado a antiga colónia portuguesa de quase 25 anos de ocupação indonésia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana