quarta-feira, 25 de abril de 2012

Timor-Leste: LUTA PELA PAZ SÓ TERMINA COM O FIM DA MISÉRIA - PM



MSE - Lusa

Díli, 25 abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje que a luta pela paz no país só vai terminar quando acabar a miséria em que vive grande parte da população timorense.

Xanana Gusmão falava na abertura da conferência "Promover a Reconciliação: em busca da Paz e Prosperidade na Ásia", organizada pela Conferência Internacional dos Partidos Políticos Asiáticos e pela Internacional Democrata Centrista da Ásia Pacífico.

"Sem crescimento económico, sem providenciar educação, saúde e condições de vida condignas ao nosso povo a nossa missão de viver em paz nunca estará cumprida", afirmou Xanana Gusmão.

Segundo o primeiro-ministro timorense, a miséria que grande parte da população ainda vive "não traz a nenhum timorense a necessária paz de espírito".

"A nossa luta pela paz ainda não terminou e nunca terminará enquanto houver pobres no nosso país, mas será significativamente mais fácil de vencer se trabalharmos todos em coesão e em prol do bem comum", referiu.

Para o primeiro-ministro timorense, no processo de reconstrução do país "não há espaço para carpir ódios passados", porque a edificação de Timor-Leste tem de ser da responsabilidade de "todos em diálogo e entendimento coletivo".

Na conferência, que termina quinta-feira, vão ser analisados as experiências de Timor-Leste e do Cambodja no âmbito da paz e reconciliação e a forma como a gestão de recursos naturais e alterações climáticas podem ser oportunidades para resolução de conflitos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana