terça-feira, 3 de abril de 2012

Timor-Leste: Taur Matan Rual cancela comício em Viqueque por razões de segurança



MSE - Lusa

Díli, 03 abr (Lusa) - O candidato Taur Matan Ruak cancelou um comício previsto para terça-feira em Viqueque, a leste de Díli, por razões de segurança, disse hoje à agência Lusa o porta-voz da candidatura, Fidélis Magalhães.

"Temos informações de duas casas e uma motorizada queimada. Decidimos não ir. O candidato disse hoje que não quer conflito e sofrimento para os cidadãos", afirmou Fidélis Magalhães contatado por telefone pela agência Lusa. Segundo o porta-voz de Taur Matan Ruak o coordenador de campanha do ex-chefe das forças armadas foi apedrejado e o carro danificado em Baucau.

A candidatura de Taur Matan Ruak convocou uma conferência de imprensa para quarta-feira e espera-se que aborde os incidentes de Viqueque, um bastião da Fretilin, partido na oposição que apoia a candidatura de Francisco Lu Olo Guterres, adversário do ex-general na segunda volta das presidenciais de 16 de abril.

Contactada pela agência Lusa, fonte da candidatura de Francisco Guterres Lu Olo afirmou que a "segurança está estável".

"Do nosso ponto de vista os comícios têm corrido bem e estamos a garantir a ordem e a estabilidade. Não há justificações nenhumas para falar de problemas durante a campanha", afirmou a mesma fonte.

A mesma região foi palco do único incidente grave nas eleições legislativas de 2007, quando um segurança civil da candidatura do CNRT, de Xanana Gusmão, foi morto a tiro.

Taur Matan Ruak demitiu-se da chefia das forças armadas do país para se candidatar à Presidência da República, tendo conseguido, na primeira volta disputada a 17 de março, o segundo lugar com cerca de 25 por centos dos votos.

O ex-chefe das forças armadas é apoiado pelo Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Francisco Guterres Lu Olo, que obteve cerca de 28 por cento dos votos, é apoiado pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).

Na semana passada, na sequência de uma reunião extraordinária do Conselho Superior de Defesa e Segurança, os dois candidatos assumiram um compromisso para que a campanha eleitoral e o dia das eleições decorra "sem incidentes".

"O nosso compromisso é único: Fazer tudo o possível para que os nossos cidadãos votem no dia das eleições e que todos eles exerçam o seu direito em liberdade de escolha", afirmou o general Taur Matan Ruak.

"Nós temos um compromisso muito claro. Estamos aqui e somos responsáveis perante o nosso país, perante o nosso povo, e queremos dar toda a liberdade ao povo para escolher o candidato que preferir, num ambiente de paz, calma e estabilidade", disse, por seu turno, Francisco Guterres Lu Olo.

Os dois candidatos comprometeram-se também a controlar os seus apoiantes, a bem da tranquilidade do país, pedindo serenidade.

Nos últimos dias, as autoridades timorenses têm feito repetidos pedidos aos timorenses para que o dia eleitoral de 16 de abril decorra de forma exemplar, como aconteceu na primeira volta para as presidenciais, a 17 de março.

7 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto o arabe viver,a violência continua e a paz jamais será alcansada na ilha do crocodilo.O Mari não consegue esconder o ódio que tem pelo seu adversário Taur Matan Ruak.Nos comícios do dito"doutor"Luolu,Mari utiliza em seu proveito,a palavra AUTONOMISTA,para fomentar a violência,crianado a instabilidade e o caus,caso o Luolu perder a cadeira presidencial,em 16 de abril.

Anónimo disse...

Concordo com o comentarista anterior,o arabe e um homem perigosos e a instabilidade pode voltar ao pais caso o seu boneco nao ganhe, ele e um radical e se a coisa nao vai para o lado dele vinga-se.

Anónimo disse...

Com a palavra o candidato Luolo.

Anónimo disse...

Radicais são os autonomistas que queimaram e fizeram DILI um campo de batalha e separatismo. Tenho provas...

Anónimo disse...

VIVA LUOLO
VIVA ALKATIRI
NEE MAKA POVU TIMOR HAKARAK
MANDA MERDA BA MALAE SIRA
RE TIMOR ITA NIAN
ITA MAKA TENKESER HILI
MALAE KOALIHA BARAK
MAIBE MALAE LABELE VOTA IHA ITA NIA ELEISAUN!!!!!

VIVA TIMOR LESTE!

Anónimo disse...

Malae nebe los mak koalia barak? Ita koalia kona ba ita nia eleisaun mai fali koalia malae sira. Anonimo nee kompleksadu los.

Anónimo disse...

“...a instabilidade pode voltar ao pais caso o seu boneco nao ganhe, ele e um radical e se a coisa nao vai para o lado dele vinga-se”
Tipico de vigaristas que negam os seus papeis no golpe contra o governo de Alkatiri. O ‘boneco’ dele não ganhou as eleições de 2007 e no entanto apelou para a estabilidade do país. O que é que você tem para provar de que você não voltará as ruas a queimar as casas caso o teu ‘boneco’ não ganhar? Ainda bem que o concorrente de Lú-Olo é um homem de alta dignidade e não cai nas fitas de agitadores como você.

Mais lidas da semana