terça-feira, 3 de abril de 2012

Timor-Leste: Inaugurado novo edifício do Ministério da Defesa oferecido pela China



MSE – Lusa, com foto

Díli, 03 abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, inaugurou hoje o novo edifício do Ministério da Defesa e do Estado-Maior das forças armadas timorenses, oferecido pela cooperação chinesa.

"Há cerca de um ano e meio, mais propriamente no dia 24 de agosto de 2010, estivemos neste mesmo local a proceder ao lançamento da primeira pedra da construção deste edifício", afirmou Xanana Gusmão.

No discurso, o chefe do governo timorense disse que não se pode exigir às instituições do Estado profissionalismo se não houver condições dignas de trabalho.

"Esta cerimónia reveste-se de uma importância extrema e deixa-me como chefe do governo e ministro da Defesa e Segurança bastante orgulhoso e com sentido de dever cumprido", afirmou, sublinhando que tem sido uma preocupação do governo dotar organismos oficiais com bons locais de trabalho.

Aos ocupantes dos novos edifícios, Xanana Gusmão exortou a preservar as instalações "tal e qual as receberam".

O primeiro-ministro timorense agradeceu também à China o esforço que tem feito na construção de edifícios estatais timorenses.

"Este gesto é tanto mais significativo porque não é assente em contrapartidas. Nada nos foi exigido e tão pouco sugerido em troca da construção destes edifícios", afirmou Xanana Gusmão.

A cooperação chinesa construiu também o Palácio da Presidência da República e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O embaixador da China em Timor-Leste, Tian Guangfeng, disse que o projeto demonstra a amizade entre os povos chineses e timorenses.

"Este ano marca o 10.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste. Ao longo destes anos, os dois países realizaram cooperação nas diversas áreas tendo alcançado resultados frutíferos", afirmou o diplomata.

Segundo o embaixador chinês, o governo chinês atribui alta importância ao desenvolvimento das relações de cooperação com Timor-Leste e está disposto a continuar a prestar apoios ao povo timorense pelo seu empenho na construção do Estado.

"Esperamos que seja aprofundada constantemente a cooperação económica e comercial entre a China e Timor-Leste a fim de beneficiar os dois estados", acrescentou.

Participaram na cerimónia o Presidente da República, José Ramos-Horta, o chefe das Forças Armadas, Lere Anan Timur, vários membros do governo, representantes do corpo diplomático acreditado em Díli e da Missão Integrada da ONU no país.

O novo edifício fica localizado em Díli, na zona de Comoro, a poucos metros da Presidência da República.

Sem comentários:

Mais lidas da semana