quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cabo Verde: Eventual extensão da plataforma continental permitirá verificar se há petróleo



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 09 mai (Lusa) - A eventual extensão da plataforma continental de Cabo Verde das 200 para as 350 milhas náuticas vai permitir explorar os "recursos vivos e não vivos" do arquipélago, entre eles o petróleo, disse hoje fonte oficial cabo-verdiana.

Segundo Carlos Semedo, diretor geral dos Assuntos Globais do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) cabo-verdiano, a possibilidade de encontrar petróleo ainda não passa disso mesmo, mas admitiu que, se a extensão da plataforma continental for aprovada aumentam as probabilidades.

Carlos Semedo falava à margem da 4.ª Reunião Sub-Regional do "Comité de Ligação" da Plataforma Continental, que começou segunda-feira na Cidade da Praia, na presença de especialistas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Gâmbia, Guiné-Conacri, Mauritânia e Senegal, que deverão aprovar a adesão da Serra Leoa.

O responsável do MIREX salientou a "novidade" de na reunião já se contar com os dados batimétricos (medição da profundidade) e sísmicos, que estão a ser recolhidos desde dezembro de 2011.

"Já temos os dados batimétricos e sísmicos que estão a ser recolhidos ao longo das nossas águas. Com a respetiva análise, é possível determinar até onde se pode alargar a plataforma. São dados importantíssimos para saber se temos a possibilidade de ir até às 350 milhas náuticas. Até agora, há a forte possibilidade de se conseguir", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana