quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cabo Verde: PM apela a parceiros para aumentarem investimento direto estrangeiro



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 10 mai (Lusa) - O primeiro-ministro cabo-verdiano apelou hoje aos parceiros de Cabo Verde para aumentarem o investimento direto estrangeiro (IDE), salientando que os efeitos da crise económica mundial reduziram-no "drasticamente" no último ano.

José Maria Neves falava à imprensa à margem do quinto encontro do Governo cabo-verdiano com os chefes das missões diplomáticas e dos organismos internacionais acreditados em Cabo Verde, que começou hoje e se prolonga até sexta-feira.

No encontro, o primeiro-ministro de Cabo Verde reafirmou que a crise económica está a afetar "duramente" o país, tendo realçado a "drástica redução" do IDE como um dos exemplos mais marcantes e sublinhado as oportunidades que podem surgir.

"Queremos que Cabo Verde aproveite a crise e transformá-la em oportunidades para o crescimento e o desenvolvimento global. Pretendemos uma diplomacia para desenvolvimento mais agressiva, para aproveitá-las e construir parcerias", defendeu.

José Maria Neves garantiu que o Governo continua empenhado na melhoria do ambiente de negócios e a construir fatores de competitividade do país, com o propósito de transformar Cabo Verde num centro internacional de prestação de serviços.

"O sucesso da transição de Cabo Verde como país graduado (país de desenvolvimento médio) só será possível se houver parcerias com empresas de outros países. Queremos construir fatores de competitividade, parcerias com o setor privado, desenvolver a economia através de alianças entre empresas cabo-verdianas e dos outros países e ultrapassando os limites de cooperação entre os Governos", salientou.

O chefe do Governo defendeu a criação de dinâmicas de cooperação económica e empresarial, levando empresas e grupos económicos para Cabo Verde e transformar o arquipélago numa plataforma de negócios para toda a região da África Ocidental.

Ao apresentar o tema "Situação Política Nacional e Agenda de Transformação de Cabo Verde", José Maria Neves "radiografou" o país, expondo as razões do apelo ao investimento no arquipélago.

Sem comentários:

Mais lidas da semana