sexta-feira, 18 de maio de 2012

CRISTINA KIRCHNER ESTÁ EM ANGOLA




Garrido Fragoso – Jornal de Angola - Fotografia: Rogério Tuti

O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, afirmou ontem, em Luanda, que entre Angola e a Argentina existe um campo vasto para uma cooperação forte com vantagens recíprocas.

Em declarações aos jornalistas, no final da audiência que lhe foi concedida ontem, pela Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, numa das unidades hoteleiras de Luanda, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que o encontro serviu para troca de informações sobre os dois Estados.

“Podemos concluir que há um campo vasto para uma cooperação forte, com vantagens recíprocas para os dois países”, afirmou o Vice-Presidente angolano.

Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que a história de Angola é próxima da Argentina, acrescentando que existe muita proximidade entre os dois países em termos de passado histórico de luta pela independência.

“A nossa história é próxima a da Argentina, fomos dois povos colonizados, lutamos pelas nossas independências, estamos no leque dos países do Sul, a lutar pela estabilidade e desenvolvimento e pela melhoria das condições de vida das nossas populações”, disse Fernando da Piedade Dias dos Santos, que considerou “bastante positivo” o encontro com a Presidente da Argentina.O Vice-Presidente da República garante que no final das conversações entre as delegações ministeriais, que decorrem hoje, no Palácio Presidencial, será tornado público um comunicado final, que especifica os sectores em que os dois países devem implementar a sua cooperação.A Presidente da Argentina encontra-se desde ontem em Angola, para uma visita oficial de dois dias, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos.

O programa da visita de Cristina Kirchner inscreve a meio da manhã de hoje, um encontro com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no Palácio Presidencial da Cidade Alta. Delegações ministeriais de ambos os países devem também reunir-se para passar em revista o quadro dos memorandos assinados nos domínios económico, científico, tecnológico, agro-industrial e outros instrumentos jurídicos. Cristina Kirchner vai também inaugurar uma feira de produtos argentinos, na Feira Internacional de Luanda (FIL), que conta com a participação de 400 empresários daquele país latino-americano.

A feira, com duração de uma semana, vai promover as potencialidades do mercado económico argentino e criar uma plataforma de diálogo e parceria entre agentes comerciais de ambos os países.

O embaixador da Argentina em Angola, Juan Agustin Caballero, em declarações à imprensa, disse que a visita de Cristina Kirchner está a ser encarada com muita expectativa pelo governo do seu país, que considera Angola um potencial parceiro de futuro, tendo em conta o seu “considerável” crescimento económico.

“Depois da guerra, Angola é actualmente um dos países com a mais alta taxa de crescimento económico em África e no mundo, razão pela qual interessa-nos manter uma parceria”, afirmou o diplomata.

A Argentina reconheceu a independência de Angola em 2 de Setembro de 1977 e é a partir desta data que os dois Estados têm mantido trocas de delegações oficiais para o estreitamento e dinamização das relações políticas, diplomáticas e económicas.

O ponto mais alto nestas relações foi marcado pela visita oficial que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, efectuou à Argentina em Maio de 2005, a convite do já falecido presidente daquele país, Nestor Kirchner.

Sem comentários:

Mais lidas da semana